Saiba mais sobre as Eleições do SINDOJUS/MG para o triênio 2015 – 2018

quarta-feira, 03/09/2014 19:35

VOTO ELETONICO

O Novo Estatuto do SINDOJUS/MG (clique aqui e veja) trouxe inúmeras novidades, entre elas, a obrigatoriedade da forma como se dará a votação secreta, ou seja, por meio do voto eletrônico. Agora todos os filiados poderão votar de forma mais célere, confiável e eficaz. O SINDOJUS/MG se adequou ao novo paradigma da democracia moderna. Tornou-se, com isto, um dos pioneiros no sindicalismo brasileiro ao promover, em seu estatuto, esta nova modalidade de votação.

O voto eletrônico foi um marco histórico na democracia brasileira e por isto deve ser estendido às entidades de classe no intuito de se aproximarem de sua base, seja qual for a localidade em que seus filiados estiverem, bastando, para isto, o acesso à internet, login e senha. Conforme dispõe o Novo Estatuto do SINDOJUS/MG, deverá ser contratada empresa especializada para promover a votação eletrônica, o que será feito em breve.

Mas esta não foi a única novidade, entre as demais, o período do processo eleitoral também mudou. Conforme foi decidido pela AGE do dia 26/04/2014 (clique aqui e relembre), com as novas regras estatutárias, a solenidade de posse da diretoria a ser eleita se dará entre os dias 01 e 10 de janeiro de 2015, encerrando o mandato da diretoria atual em outubro de 2014, e, tacitamente, inicia-se um mandato provisório da diretoria atual até o dia 31 de dezembro de 2014, por mera decorrência lógico-jurídica dos artigos 48, 49, 53, 55, 68 e 70 do Novo Estatuto do SINDOJUS/MG. Destarte, o Edital convocatório para as eleições deverá ser publicado em até 60 dias antes do término da atual gestão, ou seja, até o dia 31 de outubro de 2014, prevendo o dia da publicação das chapas habilitadas para o processo, bem como a data das eleições; ambas a serem realizadas no mês de novembro de 2014. O Novo Estatuto ainda determina que seja realizado um período de transição entre a atual diretoria e a nova diretoria eleita, a ser marcado, na oportunidade, para a segunda quinzena do mês de novembro de 2014, até a data da posse, em 2015.

Atualize seus dados cadastrais (endereço, número de telefone e e-mail) pelo endereço eletrônico: comunicacao@sindojusmg.org.br

Portanto, filiado, exerça seu direito constitucional e estatutário!

Atualize seus dados cadastrais e VOTE!

A diretoria do SINDOJUS/MG.