SINDOJUS/MG realiza Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Geral Extraordinária

terça-feira, 30/09/2014 21:37

DSCF3087

Participantes reunidos ao fim das Assembleias.

DSCF2932

Oficiais de Justiça realizaram suas votações com as células.

O SINDOJUS/MG realizou neste sábado, 27 de setembro de 2014, a Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Geral Extraordinária, no salão do Hotel Jaraguá, localizado no centro do município de Varginha. Todo o evento foi transmitido via on line (em tempo real), para todos os Oficiais que se cadastraram ou já possuíam cadastro no site do sindicato. Dezenas de oficiais de justiça de diversas comarcas do estado marcaram presença no intuito de definir os próximos rumos em prol da categoria. Conforme as novas disposições estatutárias, as votações serão, preferencialmente, nominais. Em virtude disto, a diretoria do SINDOJUS/MG promoveu todas as votações das AGO e AGE de forma nominal, com cédulas e urnas in loco e, como de costume, na modalidade on line, por votos nominais demonstrados na planilha do sistema. No local, cédulas nas cores verde, amarelo e vermelho foram entregues aos participantes, representando, respectivamente: Aprovo, Me abstenho e Reprovo, onde cada Oficial teve de escrever seu nome na cédula e assiná-la. Todo o processo foi registrado em foto, gravado e transmitido online.

DSCF2944

Relatório de gestão é apresentado aos participantes da AGO.

Por volta das 10h, na segunda chamada, teve início a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de prestação de Contas do SINDOJUS/MG, que deliberou  sobre a aprovação do Relatório de Gestão do sindicato referente aos meses de janeiro a julho de 2014. O Relatório de Gestão se encontra disponível para consulta de cada filiado no site do sindicato, basta acessar o cadastro online, com senha e login. Ao fim da votação, o Relatório de Gestão do SINDOJUS/MG foi aprovado quase que por unanimidade dos presentes, tendo apenas uma abstenção.

Ao término da AGO, os Oficiais deram início a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que levantou  importantes tópicos, que foram debatidos, analisados e postos em votação, tais como:

Filiação do SINDOJUS/MG à União Geral dos Trabalhadores UGT

DSCF2967

Fabian Schettini, representante da UGT.

DSCF3017

Presidente do SINDOJUS/MG, Wander da Costa Ribeiro, assina filiação do sindicato à UGT.

O convite para se filiar à União Geral dos Trabalhadores (UGT), que partiu da necessidade de ampliar a representatividade a nível nacional, levou a direção do sindicato a encaminhar a pauta para deliberação na AGE.  Na ocasião, o representante da UGT, Fabian Schettini, realizou uma apresentação da entidade aos presentes e ressaltou a importância da filiação do SINDOJUS/MG à UGT. Segundo ele,  a UGT é a 2ª maior central sindical do Brasil, atuando em todo o território nacional e contando com 1340 sindicatos de base validados no MTE, 120 sindicatos filiados (em processo de validação), 55 federações nacionais /regionais e estaduais e 2 confederações nacionais. Tudo isso representa cerca de 4,5 milhões de trabalhadores na base dos sindicatos filiados. Uma aliança entre UGT e SINDOJUS/MG resultaria em uma representação nacional e em um respaldo para o sindicato, tanto em termos políticos, como econômicos e no que concerne à mobilização de pessoal. “Em uma greve, por exemplo, o apoio da UGT teria um caráter importantíssimo, impulsionando o número de grevistas e consequentemente aumentando a pressão do movimento paredista”, disse Schettini. Para ele a aliança entre as categorias de trabalhadores é a chave para o avanço das lutas: “A luta dos Oficiais de Justiça também é a nossa luta”, comentou. No final de sua fala foi posta em votação a filiação do SINDOJUS/MG à UGT e aprovada por unanimidade.

Manutenção do Estado de Greve caso   caso o TJMG não dialogue com o SINDOJUS/MG em relação às diligências de assistência judiciária

Também foi aprovado por unanimidade a manutenção do Estado de Greve, com atos preparatórios para um futuro movimento paredista, caso o TJMG não dialogue com o SINDOJUS/MG, no sentido de se resolver de vez a questão das diligências da assistência judiciária, conforme dispõe a Resolução 153 do CNJ (nos quesitos concernentes à uma indenização justa e correta), a qual obriga o TJMG a INDENIZAR EFETIVAMENTE  as diligências amparadas pela gratuidade da justiça, efetuadas por oficiais de justiça. Recentemente, foi publicada a PORTARIA CONJUNTA Nº 378/PR/CGJ/2014 (Clique aqui e leia),  que instituiu a antecipação da indenização de transporte dos mandados amparados pela Assistência Judiciária e mandados oriundos das Varas de Fazenda Pública, municipais e estaduais. Em reunião com o interlocutor da presidência do TJMG, Des. Manoel dos Reis, foi firmado o compromisso de se tentar revogar tal portaria (clique aqui e saiba mais). Caso não haja a referida revogação, a categoria deverá se preparar para uma futura e provável GREVE.

Criação da Sub-sede do SINDOJUS/MG na comarca de Varginha

Levada à deliberação a questão da criação de uma sub-sede do SINDOJUS/MG em Varginha, foi recebida com entusiasmo pelos Oficiais que acreditam na eficácia de um processo descentralizador e que de autonomia às comarcas do interior, para que possam deliberar questões de cunho regional com maior dinamicidade, rapidez e mantendo as especificidades de cada região. Foi aprovada por unanimidade a instalação da próxima sub-sede do SINDOJUS/MG.

Veja mais fotos da AGO e AGE