Diretor Jonathan Porto pede licença temporária do cargo sindical

segunda-feira, 16/03/2015 22:18

Na foto: Jonathan Porto, da comarca de Belo Horizonte, tomando posse como um dos três Diretores-Gerais do SINDOJUS/MG.

O motivo se deu pela proximidade do final da gestação de sua esposa. A licença temporária foi concedida pela diretoria  do sindicato.

O Diretor-Geral do SINDOJUS/MG, Jonathan Porto Galdino do Carmo, solicitou à Diretoria-Executiva da entidade, com base nas alíneas C e D do parágrafo 1º do artigo 44 do Estatuto do SINDOJUS/MG, licença temporária de seu cargo sindical para tratar da saúde e gravidez de sua esposa (clique aqui e leia o pedido). Jonathan é um dos três diretores-gerais do sindicato e, por isto, não haverá prejuízo para os andamentos das demandas, tampouco para a liderança da categoria. Os outros diretores-gerais são: Rafael Giardini e Igor Leandro. O pedido, por ser justo, foi deferido pela diretoria do sindicato.

Veja abaixo as considerações feitas pelo sindicalista e oficial de justiça Jonathan Porto:

“Companheiros oficiais de justiça, saudações!

“Não há vitórias se não houver batalhas. Do contrário, falar-se-ia em graça”.

Nestes mais de três anos na direção do SINDOJUS/MG, inclusive dedicados sem férias, muito aprendi com a categoria, com o TJMG e com meus amigos de diretoria. Enfrentamos duras batalhas, greves, protestos etc, mas fizemos muitos acordos, prezando sempre pela via do diálogo. Tudo o que fizemos foi objetivando a valorização e melhores condições de trabalho para os oficiais de justiça. Mesmo que poucos se lembrem ou valorizem, tivemos muitas vitórias, apesar de ainda estarmos longes do ideal (clique aqui e leia as páginas 8 e 9 da Revista Informativo Sindojus/MG). Poucos sabem, mas o trabalho na direção deste sindicato é voluntário. Além disto, cumprimos mandados como qualquer companheiro oficial de justiça. Por este motivo, nossa dedicação, por vezes, acabava “sacrificando” alguns aspectos de nossa vida. Mas não fizemos nada com pesar, mas sim pelo ideal, quiçá por amor à profissão. Afinal de contas, somos oficiais de justiça !

Estamos e estaremos sempre aprendendo com a categoria, com nossos erros e com nossos acertos, pois não somos perfeitos e tampouco temos a pretensão de sermos. Ainda assim, plantamos sementes e colhemos os frutos de quem um dia esteve em nosso lugar, assim como nós, lutando pela categoria. Porém tivemos muitos resultados na própria gestão, outros ainda virão nesta ou na próxima. O importante é sempre mantermos o foco, a união e a humildade para sabermos que nem sempre os resultados acompanharão a velocidade das demandas do oficialato judicial.

Companheiros, tive que pedir licença de minha atividade como diretor-geral do SINDOJUS/MG para atender as necessidades  de minha família. Minha esposa se encontra no oitavo mês de gestação e merece minha total atenção. Este momento exige muito apoio e cuidado daqueles que verdadeiramente querem ser pais. Se Deus quiser, teremos uma linda menina, a qual chamaremos de Helena.  Tentarei, portanto, dar todo o apoio e suporte no tempo que for necessário.

Contudo, como aprendi com a sabedoria popular, devemos sempre colocar a família em primeiro lugar”, aproveitando as oportunidades que a vida nos traz. Não se preocupem! Apesar de licenciado do sindicato, o SINDOJUS/MG continua contando com diretores da mais nobre estirpe. São idealistas, guerreiros e líderes natos, cada um com as suas qualidades. Ainda assim, além dos demais íntegros membros do sindicato, o SINDOJUS/MG permanece com dois dos três cargos da diretoria geral, ocupados pelos companheiros Rafael Giardini e Igor Leandro, ambos comprometidos com a causa.

Infelizmente, como diz o ditado sindical: “sindicato é que nem cachaça”. Por isso, para que eu possa me dedicar mais à minha família, nesse momento, preciso me afastar um pouco dos assuntos sindicais. Do contrário, minha atenção ficará dividida (a tentação por querer resolver as demandas da categoria é grande, risos!). Sendo assim, companheiros, temporariamente, sairei dos grupos do Facebook e do Whatsapp. Mas retornarei em breve, tanto ao sindicato, quanto às redes sociais. Por enquanto, ficarei apenas exercendo o nobre cargo de oficial de justiça, no Fórum Lafayette, na comarca de Belo Horizonte. Quem precisar de mim, sabe onde irá me encontrar.

Confiem nos companheiros dessa diretoria!  Confiem em vosso sindicato! Pois, apesar de não ser do agrado de alguns, é o único instrumento que temos para lutarmos pelos nossos direitos, por mais respeito e por mais dignidade à nossa profissão.

Conto com a compreensão de todos e agradeço por cada apoio direcionado à minha pessoa e aos meus amigos sindicalistas! Um forte abraço a todos!

Fiquem com Deus e à luta companheiros!

Respeitosamente,

Jonathan Porto Galdino do Carmo.

Oficial de Justiça Avaliador e Diretor-Geral do SINDOJUS/MG.