TRABALHADORES OCUPAM A ESPLANADA NESTA TERÇA-FEIRA CONTRA A PEC 55/2016

terça-feira, 29/11/2016 19:34

Trabalhadores de todo o país estarão reunidos, às 16 horas desta terça-feira (29), no Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, de onde sairão em protesto até o Congresso Nacional contra a PEC 55/2016 e as reformas trabalhista e Previdenciária anunciadas pelo governo. Servidores públicos federais, estaduais e municipais, estudantes, trabalhadores da iniciativa privada e Centrais Sindicais lutam contra a retirada de direitos e o desmonte do estado brasileiro e o sucateamento dos serviços públicos estabelecidos pela proposta.

Trabalhadores e trabalhadoras brasileiros ainda lutam para alertar a sociedade sobre os riscos que a PEC representa:

• A PEC 55/16 desconsidera que as receitas arrecadadas pelo Estado (impostos e demais tributos) existem para atender o interesse público e as necessidades sociais, e acaba por priorizar uma meta fiscal estabelecida para beneficiar os grandes empresários credores da dívida pública.
• A PEC 55/16 proibirá a realização de concursos públicos e a contratação de novos servidores públicos para atender as demandas da população, precarizando o combate à corrupção e favorecendo a impunidade.
• A PEC 55/16 colocará o fim do serviço público e prejudicará todos os usuários dos serviços.
• Se houver crescimento da população, algo natural, e mesmo que haja crescimento econômico, este aumento da economia não poder ser investido em serviços públicos, pois não há possibilidade de revisão do congelamento dos gastos.
• O IBGE estima que em 20 anos a população aumentará cerca de 20 milhões de pessoas e o número de idosos irá dobrar, assim é necessário aumento real no investimento da saúde, e caso a PEC seja aprova isso não irá ocorrer.

Calendário
Na XX Plenária Nacional Extraordinária da Fenajufe ocorrida na última semana foi aprovado o calendário de luta para o próximo período:

29/11/2016:

– Presença em Brasília/DF e pressão total da categoria sobre senadores pela rejeição da PEC 55;
– Participação no ato público em Brasília e nos estado na referida data, bem como nas ações conjuntas que serão encaminhadas pela Fenajufe e centrais sindicais.

13/12/2016:

– Dia de votação da PEC 55 em segundo turno no Senado;
– Dia Nacional de Mobilização da categoria pela rejeição da PEC 55.

Fonte: FENASSOJAF