Datas Especiais, Informativo, SINDOJUS/MG Social

Novembro Azul: seja herói da sua saúde – Fase infantil

quarta-feira, 06/11/2019 17:18

Novembro Azul é um movimento mundial que tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Por isso, nós do SINDOJUS/MG que nos preocupamos com a saúde e bem estar de nossa classe, devemos reforçar a importância desse movimento para todos os OJA’s. Por isso vamos nos CUIDAR!

Vamos iniciar uma série que será realizada em 4 fases: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. A cada semana falaremos sobre as doenças e suas prevenções de acordo com cada faixa etária.

Infância de 0 a 9 anos:

DOENÇAS

A cada fase da vida, diferentes doenças são mais frequentes e comuns nos homens. Veja abaixo uma lista com as patologias que podem aparecer durante o desenvolvimento na infância.

CRIPTORQUIDIA

A criptorquidia é a condição médica em que os testículos não descem para a bolsa escrotal, por causa de anomalias no desenvolvimento do abdômen inferior e órgãos genitais.

  • SINTOMAS: O sintoma mais claro da criptorquidia é a ausência do(s) testículo(s) na bolsa escrotal e quando esse testículo ausente desenvolve algum processo inflamatório, gerando dor.
  • PREVENÇÃO: Não há uma forma comprovada para prevenir a criptorquidia. Recomenda-se às gestantes evitarem alguns fatores que aumentem o risco, como cigarro, álcool e obesidade. No entanto, isso não garante que a criança não desenvolverá o problema. É importante atentar-se para o diagnóstico precoce, que evitará maiores complicações.

FIMOSE

A fimose é um estreitamento do prepúcio, pele que cobre a glande ou cabeça do pênis, dificultando ou impossibilitando que esta fique exposta.

  • SINTOMAS: Dificuldade na hora da higiene, vermelhidão, inchaço, incômodo no momento da micção e relação sexual, dor durante a ereção, secreções no pênis com odor forte, sangramento e dificuldade no controle da urina durante a noite.
  • PREVENÇÃO: A fimose que se manifesta na infância não pode ser prevenida. No entanto, ao longo da vida os cuidados com a higiene do pênis, como a lavagem com água e sabão, são fundamentais para evitar o acúmulo de sujeiras e secreções que acarretam a fimose.

VARICOCELE

Também conhecida como varizes do saco escrotal, a varicocele é a dilatação anormal das veias dentro do escroto, a bolsa que detém os testículos.

  • SINTOMAS: A varicocele, geralmente, é uma condição indolor. Mas pode provocar dor ao longo do dia com variação de intensidade, dor após a prática de exercícios físicos, que melhora se o homem se deitar de costas e atrofia testicular e infertilidade, se não tratada.
  • PREVENÇÃO: A varicocele não pode ser prevenida. No entanto, é preciso atenção médica para prevenir o avanço das varizes e complicações como a infertilidade.

INFECÇÃO URINÁRIA

A Infecção do Trato Urinário (ITU) pode ocorrer na uretra, bexiga, ureteres e rins, sendo mais comum nos dois primeiros.

  • SINTOMAS: O local onde a infecção ocorre influencia os tipos, causas e sintomas. Os tipos mais comuns são: cistite (infecção na bexiga), uretrite (infecção na uretra), pielonefrite (infecção nos rins) e infecção nos ureteres. Entre os sintomas mais recorrentes estão febre, dores nas costas, náuseas e vômitos, urina leitosa com odor acentuado, sangue misturado à urina, ardência forte ao urinar, urina escura, dor pélvica, dor no reto e aumento da frequência de micções.
  • PREVENÇÃO: A prevenção pode ser feita com medidas de cuidados diários como a alta ingestão de líquido, urinar após relações sexuais, fazer a limpeza após a urina e o uso de preservativo durante a relação sexual.

PROSTATITE

A prostatite é uma inflamação da próstata que provoca um crescimento anormal da glândula, causando dor, desconforto e impedindo a passagem da urina.

  • SINTOMAS: Os principais sintomas da prostatite são o ardor ou dor ao urinar, muita vontade de urinar, dor frequente na musculatura que fica entre as pernas e secreção uretral. Nos casos de prostatite agudas causam febre, mal-estar e dor abdominal. E para as crônicas causa desconforto na região dos testículos, lombar e períneo, dor ao ejacular e diminuição da libido.
  • PREVENÇÃO: A melhor forma de prevenir é cultivar hábitos de vida saudáveis. Essas atitudes devem se basear em uma dieta saudável, prática regular de exercícios, bons hábitos de higiene, uso de preservativo, exames de rotina, alta ingestão de água e zinco na alimentação. E evitar bebidas alcoólicas e comidas picantes.

ENURESE NOTURNA

A enurese noturna, popularmente conhecida como “xixi na cama”, é uma condição que se caracteriza pela perda involuntária de urina durante o sono.

  • SINTOMAS: O principal sintoma da enurese noturna é a perda de urina involuntária durante a noite em pessoas que têm controle urinário normal enquanto acordadas, não estão sofrendo de infecção no trato urinário ou acidentes que comprometeram a função miccional.
  • PREVENÇÃO: A prevenção envolve o desenvolvimento físico e também psicológico da criança, pois deve aprender a identificar quando está com vontade de urinar. É importante que os pais ajudem a criar uma rotina de idas ao banheiro e mostrem que não é saudável segurar o xixi, levando sempre a criança para urinar antes de dormir.

REFLUXO VESICO-URETERAL

É devido ao mau funcionamento ou interrupção total da válvula que controla o direcionamento da urina dentro do trato-urinário.

  • SINTOMAS: Infecções do trato-urinário com impulsos fortes e persistentes para urinar, queimação ao urinar, gotejamento ou pequenas quantidades de urina, coloração turva e com forte odor, febre, dor no flanco ou abdômen, diarreia, falta de apetite, irritabilidade, entre outros.
  • PREVENÇÃO: Devido ao acometimento dos rins, a melhor forma de prevenção é o tratamento das infecções que podem levar à falência dos órgãos.

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR

A Hipercolesterolemia Familiar (HF) é caracterizada pelo alto nível do colesterol desde o nascimento.

  • SINTOMAS: É uma doença considerada silenciosa e seu principal indício é o colesterol alto no sangue. A alta taxa pode provocar infarto, acidente Vascular Cerebral, xantelasmas (lesões no corpo e pálpebras), dor no peito (angina) e arco senil (anel esbranquiçado no contorno da íris).
  • PREVENÇÃO: Por ser uma doença genética, a HF não tem prevenção, mas a detecção precoce é essencial para a qualidade de vida do paciente e sucesso no tratamento.

É importante destacar que esta é uma campanha de conscientização e que o mais importante é sempre incentivar o habito da realização de consultas e exames médicos regularmente. Fique atento, fale com seu médico!

#SejaHeróiDaSuaSaúde #UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #VidadeOficial #VocêNãoEstáSó #IIICONOJUS #ParticipedoIIICONOJUS 

 III CONOJUS – Próxima parada: Estação Minas Gerais!

Participar das conversas em nossos grupos de whatsapp clique aqui.
Para receber mensagens em nossas listas de distribuição clique aqui.

Gommo Desenvolvimento de Site e Lojas Virtuais em Belo Horizonte Agência Digital Belo Horizonte