Reforma Administrativa

30 de setembro: dia nacional de luta em defesa dos Serviços Públicos, contra as privatizações e a Reforma Administrativa

quarta-feira, 30/09/2020 09:31

A vida acima do lucro!

Estamos em um momento crucial na história do funcionalismo público brasileiro. Em meio a Pandemia de Covid-19 – a qual por si só fragiliza toda a população – o Governo Bolsonaro – que se encontra na mais profunda crise política e moral – utiliza desse momento de fragilidade para avançar com propostas nefastas aos Servidores Públicos, com o intuito de entregar o patrimônio brasileiro ao setor privado. Tendo isso em vista, e com a recente derrota contra a Reforma da Previdência, só existe uma forma de barrá-la: a luta conjunta! Dessa forma, centrais sindicais de todo o país lançaram, nesta quarta-feira, dia 30/09/20, o dia Nacional de luta em Defesa dos Serviços Públicos, contra as privatizações e a Reforma Administrativa, com atos presenciais e virtuais que foram realizados em diversos locais do país. A campanha visa denunciar à sociedade os prejuízos causados pelo processo de destruição do setor público pelo governo de Jair Bolsonaro, que pretende privatizar estatais estratégicas no Brasil, ao mesmo tempo em que ataca servidores e sucateia o serviço público prestado à população.

Em Minas Gerais foi definido a realização de carreata pelo centro da cidade, com concentração na Praça da Estação às 9h, seguindo com destino até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O SINDOJUS/MG, por meio de seus Diretores, juntamente com outras entidades sindicais, fizeram presença no evento que iniciou-se nesta manhã. Dado o início da ação, foi realizada a distribuição dos kits que continham – colete; bandeira; máscara e frasco álcool em gel 70% com 100ml – com instruções de cada manifestante respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros de distância. Foram colocadas cruzes, representando as mais de cento e quarenta e três mil de vidas brasileiras perdidas durante a Pandemia e a mais de um milhão de vidas no mundo, e feita a soltura de balões pelos participantes.

A carreata contou com dezenas de carros com bandeiras e placas estampadas que, respeitando o distanciamento definido pelas normas legais “velocidade maior distancia maior¨, realizaram o seguinte trajeto: Rua da Bahia; Av. Afonso Pena, Correios, Prefeitura de Belo Horizonte e Ministério da Economia; Av. João Pinheiro até a Praça da Liberdade; Av. Alvares Cabral, Justiça Federal, Banco Central e finalizando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Chegando ao destino, os participantes manifestaram na porta da ALMG em seus carros, sem atrapalhar o trânsito local, realizando um buzinaço contínuo, demonstrando a insatisfação da população contra a reforma.

O dia 30 de setembro de 2020 representa um marco nas lutas sindicais em prol dos Servidores Públicos, que são fortemente penalizados de diversas formas pelo Governo, pois é um grito de resistência contra os absurdos impostos à diversas categorias de trabalhadores e trabalhadoras que dedicam suas vidas, de forma honrosa e honesta, à população.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #VocêNãoEstáSó #ReformaAdministrativa