Coronavírus

Avanços para “Onda Amarela” e retomada de atividades TJMG

segunda-feira, 03/05/2021 11:51

O Estado de Minas Gerais registra melhora nos indicadores de contaminação por coronavírus, no Plano Minas Consciente, após 45 dias em sua fase mais restritiva. Na última quinzena, foi registrado queda de 38% na incidência da Covid-19. O resultado positivo proporcionou o avanço de quatro macrorregiões para a “Onda Amarela”.

Com base nos indicadores, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), publicou a Portaria Conjunta nº 1.188/PR/2021, disponibilizada no DJe de 30/04/2021, e atualizou as listas de comarcas classificadas como “Onda Vermelha”, “Onda Amarela” e “Onda Verde”.

A portaria publicada estabelece o funcionamento do Poder Judiciário, de acordo com a classificação da situação epidemiológica das macro e microrregiões de saúde estabelecidas pelas autoridades estaduais e municipais de saúde. Entretanto, fica-se mantida a deliberação anterior, referente à retomada das atividades. Dessa forma, deverá observar, em sua integralidade, a Portaria Conjunta da Presidência no 1.025/2020 com base na classificação atual de sua comarca.

Melhora

O governador Romeu Zema ressaltou que, embora ainda seja extremamente necessário manter os cuidados sanitários para evitar a propagação do vírus, o cenário é de melhora em todo o estado e reflete o esforço dos mineiros nas últimas semanas.

“As medidas restritivas da onda roxa foram penosas para todos, mas o nosso esforço, agora, aparece na queda considerável na incidência e no número de internações. Isso se refletirá, nas próximas semanas, em queda no número de óbitos, que é o principal objetivo”, disse.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, afirmou que a positividade também caiu nas últimas semanas, assim como a pressão por leitos. Atualmente, o percentual de pessoas com sintomas gripais que testam positivo para covid-19 é de 39%. O número chegou a cerca de 50% no último mês. Já a fila de espera por um leito de UTI caiu de 211, no dia 22/4, para 179 nesta quinta-feira.

“Essa queda demonstra que o vírus está circulando menos na sociedade. Tivemos queda consistente no número de novos casos. Os dados indicam que o nosso pico foi no dia 15/4 e a onda roxa foi fundamental para que não tivéssemos uma alta muito pior do que a que vivenciamos”, defendeu.

Vacinação

O secretário também afirmou que a vacinação já foi responsável por uma queda considerável no número de óbitos, especialmente nas faixas etárias que receberam as duas doses.

“A proporção de óbitos por faixa etária mostra a eficácia da vacinação. Desde março, quando a população acima de 90 anos recebeu imunidade total após a segunda dose, a proporção de mortes desse grupo está caindo. A nossa expectativa é de que a faixa entre 60 e 79 anos, que hoje equivale à maior taxa de óbitos, também tenha queda expressiva com a segunda dose”, explicou.

Baccheretti lembrou ainda que os jovens estão se expondo mais e, com a nova cepa mais contagiosa, a doença teve aumento de incidência nessa faixa etária.

“É fundamental que os jovens redobrem os cuidados até que a vacinação atinja todos os grupos”, orientou.

Até agora, o Estado enviou 6,1 milhões de doses de vacina contra a covid-19 aos municípios, na maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.

Para os Oficiais de Justiça, a prioridade para a vacinação da categoria está em contínuo avanço. A FESOJUS-BR está empenhada e visa esta conquista para o oficialato brasileiro.

Em recente reunião com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi destacado a necessidade de intervenção do conselho para que os Oficiais de Justiça sejam incluídos no programa nacional de imunização. Com o reconhecimento da necessidade, o pleito será levado ao presidente da casa, ministro Luiz Fux, para sua concretização.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #VocêNãoEstáSó