Periculosidade, Saúde do OJA

Coronavírus – cuidados para OJA’s

terça-feira, 03/03/2020 11:10

Como é conhecimento de todos, ocorreu um conglomerado de 27 casos de síndrome respiratória aguda em 31 de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan na China. Os responsáveis por essas infecções são uma grande família viral chamadas de “Coronavírus”.

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS – Secretaria de Estado de Saúde – Coordenação de Gestão Hospitalar

Com a apreensão mundial causada pelas mortes nos países orientais e a quantidade de suspeitas de infecção no ocidente crescendo, as devidas prevenções devem ser tomadas. Até esta sexta-feira, 28/02/20, 182 casos suspeitos de Coronavírus são monitorados no Brasil, com a confirmação de apenas 1 infectado, se encontrando no estado de São Paulo, até o momento.

De uma forma geral, a principal forma de transmissão é por meio do contato próximo de pessoa a pessoa, a partir de secreções respiratórias de um infectado, como também pela tosse. Por consequência, superfícies não higienizadas também podem ser uma perigosa forma de propagação.

O período de incubação é entre 2 a 14 dias, ou seja, é importante ficar atento para os sintomas como tosse, febre acima de 37 graus, dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal, ou até mesmo dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia.

Prevenção

1. Lavar as mãos até a metade do pulso, esfregando também as partes internas das unhas;
2. Usar álcool 70% para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca;
3. Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo;
4. Evitar multidões;
5. Usar máscara caso apresente sintomas;
6. Evitar tocar nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos;
7. Manter a distância de um metro de pessoas espirrando ou tossindo;
8. Limpar com álcool objetos tocados frequentemente;
9. Evitar cumprimentar com aperto de mãos, abraço ou beijo no rosto;
10. Evitar sair de casa, caso apresente algum sintoma da gripe;
11. Utilizar lenço descartável quando estiver com nariz escorrendo;
12. Se informar sobre os métodos de prevenção e passar informações corretas;

Devido à seriedade do assunto, o SINDOJUS/MG reforça a todos Oficiais de Justiça a necessidade de se informarem cada vez mais sobre o assunto e seguirem os métodos de prevenção na realização de suas diligências. Por terem contato constantemente com diversas pessoas e realizarem inúmeras visitas em locais diferentes, a atenção deve ser redobrada.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #OJA #VocêNãoEstáSó

Campanha de contribuição Sindical Voluntária – Sindicato Forte! Faça parte!

Participar das conversas em nossos grupos de whatsapp clique aqui.
Para receber mensagens em nossas listas de distribuição clique aqui.