Coronavírus, Saúde do OJA

CORONAVÍRUS: SINDOJUS/MG realiza encontro com o Secretário de Estado de Saúde

segunda-feira, 01/06/2020 14:03

Em parceria com o ENGAJE-SE, o SINDOJUS/MG, por meio de seu Diretor Administrativo e também Diretor Financeiro da FESOJUS, Eduardo Rocha, foi convidado especialmente para participar da live com a ilustre presença do Dr. Carlos Eduardo Amaral – Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais. No encontro, realizado dia 24/05/20, disponibilizado no Youtube, foram debatidos temas pertinentes à Pandemia como também a perspectiva do líder sobre o cenário atual enfrentado por Oficiais e Oficialas de Justiça mineiros.

A iniciativa teve o intuito de levar à sociedade a visão das lideranças nesse momento de tantas incertezas, bem como apresentar as medidas que estão sendo tomadas pelo Governo, sendo essas reconhecidas positivamente em todo ambiente nacional no combate ao Covid-19.

Durante a reunião, o Secretário falou sobre as estratégias adotadas para o alcance do primeiro lugar no ranking de transparência do Coronavírus, enfatizado a preocupação do Governador Zema e de toda Secretaria em serem os mais transparentes e solícitos possíveis, levando as informações de forma mais adequada a todos; as medidas de controle e organização tomadas em conjunto com a Controladoria do Estado e; as metas estabelecidas para aumentar o nível de excelência, tendo em vista o desafio que está por vir nos próximos meses.

Outro ponto importante, foi o esclarecimento sobre a curva de contágio. Atualmente estão trabalhando com duas projeções que se diferem pelo fator temporal, sendo elas a tendência Brasil e a outra Minas. A primeira foi estabelecida no início do surto, demonstrava que iríamos ter um pico muito maior no Estado, com a impossibilidade de atender toda a rede, tendo-se o pico no dia 10 de junho. Enquanto a segunda é realizada por meio da observação do contágio no território mineiro, analisando os resultados das medidas protetivas entre outros fatores, com a previsão do pico entre os dias 17 e 20 de julho. Além disso, reforçou a importância do isolamento social, já que estamos na fase crescente.

A Economia também foi pautada, sendo enfatizada sua importância com o Dr. afirmando que o setor Econômico e de Saúde não são distintos e, andam lado a lado, sendo condicionantes um do outro. Seguindo com um contexto histórico, foi apontado que a crise econômica começa na iminência do surto, com as pessoas se precavendo e realizando a contenção de seus gastos, mesmo antes do isolamento. Por outro lado, fatos históricos mostras que quanto menor o impacto na saúde, mais rápida é a recuperação econômica.

Por fim, o representante do SINDOJUS/MG, Eduardo Rocha, em sua participação, destacou que os OJA’s continuam trabalhando por meio do Plantão Regional e, indagou ao Secretário de Saúde sobre a importância que ele vê entre a parceria do TJMG e o Estado para minimizar os impactos da Pandemia.

Em resposta ao Diretor do Sindicato, Carlos Eduardo afirmou que está satisfeito com o relacionamento entre o Tribunal de Justiça, a Assembleia e o Governo, realçando a sensibilidade que estão demonstrando nesse momento.

“(…) Essa sensibilidade que o Tribunal de Justiça teve em acelerar os acordos e de facilitar o caminho jurídico vai trazer um benefício muito grande para a sociedade. (…) Nós trabalhando juntos conseguiremos ter um legado. Acredito que Minas sairá mais forte dessa e, com uma estrutura pública de saúde mais organizada porque o trabalho tem sido muito intenso e eu estou bem satisfeito. Tem tido muita cooperação e sensibilidade nesse sentido.” – Dr. Carlos Eduardo Amaral – Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais.

O SINDOJUS/MG agradece o convite realizado pelo ENGAJE-SE e a disponibilidade do Dr. Carlos Eduardo Amaral sendo muito solícito em ouvir nossas demandas.

Assista o encontro:

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #OJA #VocêNãoEstáSó #coronavirus #covid19