ELEIÇÕES: APÓS RESULTADO DO SEGUNDO TURNO, OFICIAIS DE JUSTIÇA ATUAM NO DESBLOQUEIO DE RODOVIAS

quinta-feira, 03/11/2022 11:00

Após o término do período eleitoral de 2022, com a eleição de Lula como Presidente da República pela terceira vez, rodovias foram ocupadas em todo o Brasil. Com a determinação de desbloqueio das rodovias, emitida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na madrugada desta terça-feira (1º), Oficialas e Oficiais de Justiça em diversos estados, inclusive no período noturno, deram cumprimento aos mandados que determinam o pagamento de até R$ 100 mil por hora, em caso de manutenção do bloqueio.

Segundo informações da ASSOJAF/RS, a Oficiala da Justiça Federal lotada em Pelotas, Antonia Baialardi, é uma das Servidoras que atuou, durante a madrugada, no cumprimento das determinações de desbloqueio. Em contato feito pela ASSOJAF/RS, Antonia contou que, na companhia do chefe da Polícia Rodoviária Federal, realizou as intimações em Pelotas e Canguçu.

De acordo com ela, durante cerca de uma hora, foram cumpridas as diligências, com o auxílio dos policiais rodoviários federais que, armados, garantiram a segurança e pacificação da operação. “Nesse primeiro momento, a intimação é feita de uma maneira bem amigável. O risco maior está quando é necessária fazer uma desocupação forçada, mas, por hora, ainda não aconteceu nada parecido comigo em rodovias”, conta.

Antonia enfatiza que, apesar de ter sido um cumprimento tranquilo, o fato de a diligência ser promovida de madrugada já coloca o Oficial de Justiça em alerta e apreensão, “pois você tem o fato de estar em uma rodovia pela madrugada, não enxerga nada. O receio existe, pois estamos expostos, afinal vamos cumprir o mandado no meio de um grupo de pessoas que não se sabe a que está disposto… a possibilidade de risco é real”, finaliza.

Após 44 horas de silêncio, o atual Presidente, Jair Bolsonaro, se pronunciou sobre a derrota e condenou manifestações que impedem ‘direito de ir e vir’. Apesar disso, a declaração de Bolsonaro não deu fim aos bloqueios, mas os números de ocorrências diminuíram consideravelmente. O número caiu mais drasticamente com seu apelo, expresso, pedindo pelo fim dos movimentos bolsonaristas antidemocráticos.

O mais recente boletim divulgado pela Polícia Rodoviária Federal mostrou que, até 22h40, havia 106 bloqueios e interdições em 12 Estados. No total, já foram desfeitas 776 barricadas em ao menos 20 Estados. Em Minas Gerais, os bloqueios foram liberados nesta manhã (3).

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, foram aplicados R$ 18 milhões em 1.992 multas a motoristas que bloqueiam rodovias pelo país desde o domingo (30).

O SINDOJUS/MG, como membro fundador da FESOJUS-BR, manifesta seu apoio incondicional às Oficialas e aos Oficiais de Justiça de todo o Brasil que atuaram ou venham a atuar na linha de frente do cumprimento dos mandados para desbloqueio das rodovias brasileiras, mantendo o estado democrático de direito e orienta a observância de todas as regras de segurança, não só no cumprimento do mandado, como também no deslocamento, permanência e abordagem dos envolvidos.

Fontes: ASSOJAF/RS; Estado de Minas; Terra.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte