Datas Especiais

NOVEMBRO AZUL: SEJA HERÓI DA SUA SAÚDE – FASE ADOLESCENTE

quinta-feira, 14/11/2019 15:35

Em prol da prevenção do câncer de próstata, é realizado um movimento chamado Novembro Azul, com o intuito de reforçar a importância da prevenção e a realização de um diagnóstico precoce sobre a doença. Dando continuidade a nossa série, hoje falaremos sobre a segunda de quatro fases, a adolescência.

Durante essa fase, grandes transformações acontecem na vida de um garoto. É o período em que deixa de ser criança e está em transição para a atingir a fase adulta. Na puberdade, não é apenas o corpo que passa por alterações, mas também o emocional e o psicológico. Descobertas também fazem parte deste momento e devem ser vividas de forma responsável. A sensação de “invencibilidade” é comum aos adolescentes, que vivem o vigor de sua forma física. No entanto, é nessa fase que devem começar a assumir o controle e os cuidados com a sua saúde. É preciso ter em mente que as atitudes e decisões tomadas nessa fase da vida pesarão, positiva ou negativamente, no futuro. Portanto, com a preocupação com a saúde e bem-estar de todos bem como o de sua família, nós do SINDOJUS/MG devemos reforçar a importância desse movimento para todos os OJA’s. Vamos nos CUIDAR!

Adolescência de 10 a 19 anos:

DOENÇAS

A cada fase da vida, diferentes doenças são mais frequentes e comuns nos homens. Veja abaixo uma lista com as patologias que podem aparecer durante a adolescência.

ARRITMIA CARDÍACA

A arritmia cardíaca é uma alteração nos batimentos do coração. Se ele bater muito rápido, é chamado de taquicardia. Se for muito lento, o nome dado é bradicardia. Normalmente, um coração sadio e descansado tem de 60 a 100 batidas por minuto. As arritmias podem ser benignas – que causam apenas desconforto – ou malignas – quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para suprir as necessidades do corpo.

SINTOMAS

Falta de ar; dores no peito; excesso de suor; desmaio súbito; sentir o coração lento ou acelerado; palpitações; tontura; ansiedade; palidez.

COMO EVITAR

A prevenção de arritmias cardíacas está associada ao que a pessoa faz para evitar os fatores de risco. Para as doenças do coração, é indispensável o controle da pressão arterial, obesidade, manter uma alimentação saudável, além de incluir atividades físicas no dia a dia. A visita regular ao cardiologista também é fundamental para uma detecção precoce de doenças pré-existentes.

DIABETES

É uma doença do sistema metabólico dos açúcares em que o pâncreas não produz (tipo 1) ou não libera a insulina (tipo 2) – substância responsável no processo de absorção do açúcar pelo sangue – em quantidade suficiente. O resultado é o acúmulo de açúcar no sangue e a falta nas células, causando a hiperglicemia. Caracteriza-se como doença grave, já que a falta de controle pode levar a problemas vasculares nos olhos, nervos, rins e coração.

SINTOMAS

Fome e sede intensas; boca seca; cansaço sem motivo; dores no corpo; perda de peso; baixa resistência a infecções; maior frequência de idas ao banheiro

COMO EVITAR

Tipo 1: não há forma de prevenção, mas de controle. Como ele é desenvolvido por uma pré-disposição genética, o paciente pode apresentar os sintomas no decorrer da vida, sendo mais comum na infância. Pais com diabetes tipo 1 devem informar ao médico para fazer o rastreamento da disfunção nos filhos. Tipo 2: existe uma situação conhecida como “pré-diabetes”, em que o paciente possui uma dificuldade em absorver os açúcares no sangue, mas seus níveis de glicemia ainda não o colocam como diabético. O quadro pode ser revertido com controle da alimentação e exercícios físicos.

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR

A Hipercolesterolemia Familiar (HF) é caracterizada pelo alto nível do colesterol desde o nascimento. É um problema de saúde genético que acontece devido a um defeito nos genes que conduz a não remoção do colesterol do sangue. Pacientes acometidos pela HF correm mais risco de sofrer infartos e desenvolver outras doenças cardíacas, como o acidente vascular cerebral (AVC).

SINTOMAS

A doença é geralmente assintomática. Alguns pacientes podem apresentar: dor no peito causada por doença cardíaca; xantomas (depósitos de gordura nos cotovelos, nádegas, joelhos e tendões); xantelasma (acúmulo de gordura nas pálpebras); arco senil (um anel branco ao redor da córnea); obesidade; feridas nos pés que não cicatrizam.

COMO CONTROLAR

Por ser uma doença genética não tem prevenção, mas a detecção precoce é essencial para a qualidade de vida do paciente e sucesso no tratamento. A família precisa estar atenta ao histórico de casos na família. As duas bases de tratamento para HF são alimentação equilibrada e ingestão de medicamentos de uso contínuo. Ambos têm o objetivo de reduzir o máximo possível os níveis de colesterol.

HIPERTENSÃO ARTERIAL

Popularmente conhecida como “pressão alta”, tem relação com os níveis tensionais do sangue durante a circulação. Artérias estreitas aumentam a necessidade de o coração bombear com mais força para fazer o sangue circular. A hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.

SINTOMAS

Silenciosa, a hipertensão só provoca sintomas quando aumenta de forma abrupta, causando: dores no peito; dor de cabeça; tonturas; zumbido no ouvido; fraqueza; visão embaçada; sangramento nasal.

COMO EVITAR

É importante medir a pressão arterial pelo menos uma vez por ano, como forma de detectar e acompanhar o problema. Além deste controle, hábitos de vida saudáveis ajudam a prevenir a hipertensão, como se exercitar regularmente, manter uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais e fibras e com pouco consumo de sal e gordura saturada; controlar o peso; e diminuir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

INFECÇÃO URINARIA

SINTOMAS

Urina leitosa com odor acentuado; sangue misturado à urina; ardência forte ao urinar; aumento da frequência de micções; urina escura; dor pélvica; dor no reto.

COMO EVITAR

Algumas medidas podem prevenir infecções do trato urinário: beber bastante líquido; urinar após relações sexuais para esvaziar a bexiga e diluir a urina; limpar-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem; usar preservativo durante a relação sexual.

EJACULAÇÃO PRECOCE

É uma disfunção sexual masculina que acelera o processo de ejaculação durante o ato sexual. É caracterizada pela insatisfação do tempo de penetração até a ejaculação. Pode gerar preconceito, por parte do próprio paciente, o que o leva à falta de diagnóstico e tratamento.

SINTOMAS

A ejaculação precoce não é considerada uma doença, mas sim um sintoma que pode aparecer por problemas orgânicos ou psicológicos. Ao aparecer o sintoma é necessária a investigação para saber qual a causa raiz.

COMO EVITAR

A principal causa da ejaculação precoce é a ansiedade. Ela pode estar relacionada com a preocupação em satisfazer o outro durante o ato sexual e até mesmo com preocupações do dia a dia. A tensão provoca a ansiedade, mas pode ser aliviada com atividades que relaxem o corpo e a mente. Exercícios físicos são uma ótima saída para descontrair a cabeça e manter o corpo ativo, além de liberar endorfina.

PROSTATITE

A prostatite é uma inflamação da próstata que provoca um crescimento anormal da glândula, causando dor, desconforto e impedindo a passagem da urina. A maioria dos casos de prostatite tem relação com infecções bacterianas.

SINTOMAS

Ardor ou dor ao urinar; muita vontade de urinar; dor frequente na musculatura que fica entre as pernas; secreção uretral.

COMO EVITAR

A prevenção da prostatite passa pelos hábitos de vida saudáveis, como: dieta saudável; prática regular de exercícios; bons hábitos de higiene; uso de preservativo; exames de rotina; ingerir bastante água; incluir zinco na alimentação; evitar bebidas alcoólicas; evitar comidas picantes.

É importante destacar que esta é uma campanha de conscientização e que o mais importante é sempre incentivar o hábito da realização de consultas e exames médicos regularmente para você e seus filhos. Fique atento, fale com seu médico!

#SejaHeróiDaSuaSaúde

# NovembroAzul #SejaHeróiDaSuaSaúde #UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #VidadeOficial #VocêNãoEstáSó #IIICONOJUS #ParticipedoIIICONOJUS

III CONOJUS – Próxima parada: Estação Minas Gerais!

Participar das conversas em nossos grupos de whatsapp clique aqui.
Para receber mensagens em nossas listas de distribuição clique aqui.