NOVEMBRO AZUL: UM TOQUE PELA VIDA – PREVINA-SE

quarta-feira, 03/11/2021 11:40

A campanha internacional de conscientização para o do câncer de próstata – o Novembro Azul– é realizado a fim de ressaltar a importância da prevenção e da detecção precoce deste mal. Esta terrível doença, causada pela multiplicação desordenada de células da próstata, que vem causando perdas irreparáveis para inúmeras famílias ao longo da história e, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) – Ministério da Saúde – número de novos casos será de 68.220 , com 15.983 mortes – faz com que o SINDOJUS/MG some esforços nesta luta.

Embora seja um problema recorrente durante todo o ano, o Novembro Azul é de suma importância pois é realizada a disseminação de dados preventivos de forma massiva e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. Durante este mês, diversas entidades abordam o tema para encorajar todos os homens a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

SOBRE O CANCER DE PROSTATA

Segundo dados do INCA, o câncer de próstata é a multiplicação descontrolada das células da próstata, dando origem a um tumor maligno. Trata-se do segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma (menos agressivo). A próstata é uma glândula pertencente ao sistema reprodutor masculino; em consequência, esse tipo de câncer afeta somente os homens – mais especificamente os indivíduos com mais de 50 anos. Entretanto, vale novamente ressaltar, na maioria dos casos, quando tratados corretamente e com antecedência, apresentam um bom prognóstico.

SINAIS E SINTOMAS

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa, apesar disso pode ser identificado em seu estagio inicial, pelo seguintes sintomas:

• Dor nas articulações.
  • Febre.
  • Sangue na urina.
  • Urgência ao urinar.
  • Urinar frequentemente a noite.
  • Sensação de queimação ao urinar.
  • Dores na área próxima ao genital.
  • Dores Abdominais.
  • Dores na lombar.

PREVENÇÃO

A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Não há evidência científica de que o rastreamento do câncer de próstata traga mais benefícios do que riscos. Portanto, o INCA não recomenda a realização de exames de rotina com essa finalidade. Caso os homens busquem ativamente o rastreamento desse tipo de tumor, o Instituto recomenda, ainda, que eles sejam esclarecidos sobre os riscos envolvidos e sobre a possível ausência de benefícios desses exames feitos como rotina.

TRATAMENTO

O diagnóstico é feito através da biópsia prostática por via trans-retal ou trans-perineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética. A indicação de biópsia depende do toque retal e valores de PSA.

O tratamento depende do estadiamento da doença, da idade e do estado geral de saúde do paciente (Performance Status). Ou seja, cada caso deve ser analisado de forma individual. De uma maneira geral, a cirurgia, a radioterapia e a terapia hormonal costumam ser as opções mais comuns, isoladamente ou em combinação.

A informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o câncer de mama. Sabendo disso, o SINDOJUS/MG é apoiador da campanha Novembro Azul, para prevenir os casos é por meio da conscientização.

A luta contra o câncer de próstata deve ser constante e intensa. Apoie essa causa!

Atenção: As informações existentes neste site pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal no Serviço de Saúde.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #VocêNãoEstáSó #NovembroAzul

Campanha de contribuição Sindical Voluntária – Sindicato Forte! Faça parte!

Participar das conversas em nossos grupos de whatsapp clique aqui.
Para receber mensagens em nossas listas de distribuição clique aqui.