Dia do Oficial de Justiça

Oficial(a) de Justiça: a Longa Manus do Poder Judiciário

sábado, 25/03/2023 08:22

O Dia Nacional do(a) Oficial(a) de Justiça, comemorado em 25 de março, presta homenagem ao(à) servidor(a) público(a) concursado(a) do Poder Judiciário que, dotado(a) de fé pública, é responsável por materializar a aplicação da lei, consubstanciada nas decisões judiciais. Nesta importante data, a perseverança que supera todas as dificuldades e o orgulho de exercer esta digna função, como a longa manus da Justiça, devem ser sempre reverenciados e fortificados.

A importância do(a) Oficial(a) de Justiça deve ser lembrada todos os dias. São os(as) Oficiais(las) de Justiça que levam a justiça a qualquer tempo, a qualquer local e de qualquer modo, independente da dificuldade ou condição a ele apresentada. Por muitas vezes, sem estrutura, encaram sua missão independente da hora ou dia, levando ao alcance do cidadão o seu direito, contribuindo para uma prestação jurisdicional cada vez mais célere e eficiente.

O SINDOJUS/MG, representante aguerrido e defensor intransigente dos direitos e das necessidades do oficialato mineiro, enfatiza o privilégio de comemorar esta significativa data, expressando, sobretudo, reconhecimento e gratidão à resiliência e garra de cada Oficial e Oficiala de Justiça que obstinadamente lutou e luta pela valorização e respeito da tão honrosa profissão.

Palavra da Diretoria

“Em uma era cada vez mais conflituosa, quando se evolui a passos largos no âmbito da ciência, tecnologia e desenvolvimento de ações humanas remodeladoras das estruturas naturais, em busca de maior conforto e condições de subsistência, mas ao mesmo tempo, se retrocede em termos de valores éticos, morais, humanitários e comportamentais nas relações sociais, viceja a indústria de conflitos vorazes, nos quais interesses de ordem material determinam às partes o desejo de sobrepujar o oponente ao custo do que for necessário.

Nas fronteiras desse universo tortuoso, milita uma categoria de obstinados servidores, prontos para levar a efeito a dicção da justiça, por mais dura e impositiva que seja, mas sempre com o propósito de transformação das consciências mais litigiosas, a fim de transformar o momento da materialização dos comandos, instante do ápice das manifestações emocionais controvertidas, em um mero momento processual, a ser pacificamente transmudado em mera formalização e impulsionamento do processo.

A função do Oficial de Justiça é imprescindível ao alcance do fim jurídico e social proposto pela própria essência do Poder Judiciário. Daí a milenar imprescindibilidade do cargo para a administração da justiça. Não se aduba o solo com a mera prescrição do profissional da agricultura, tanto quanto não se cura a enfermidade com a simples lavratura do receituário pelo médico especialista. É necessário o elo, a ponte entre o universo formal e a efetiva realidade material.

Parabéns Oficiais de Justiça de Minas Gerais! A luta perene é prova, por excelência, da grandeza do que ainda há de ser reconhecido.

Na esfera judiciária, nós somos a agulha que na veia fina inocula a medicação! A mão que lança na boca a drágea curadora! A maquina que despeja ao pé da planta o fertilizante evolutivo!

Sem o Oficial de Justiça, a letra fria da lei se fossiliza nas páginas arquivadas, agora em mais frios bancos virtuais!”

Fábio Ricardo Silva Gonçalves,

Diretor de Comunicação do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais.

Homenagens

Esta significativa data foi abrilhantada por homenagens de figuras notáveis para o reconhecimento da importância da categoria.

 “Profissionais dotados de fé pública — seus atos se revestem de autenticação da verdade —, e que têm a desafiante missão de dar cumprimento, pessoalmente, a ordens judiciais, eles ultrapassam diuturnamente os limites das paredes dos fóruns para materializar a aplicação da lei, em casos concretos.

Os oficiais de justiça, neste 25 de março, são especialmente exaltados, em referência à data na qual foi promulgada a Constituição de 1824, a primeira Carta Magna do Brasil, que previu a existência desse cargo no sistema jurídico brasileiro.

Componentes de uma categoria profissional imprescindível para a distribuição da Justiça, esse grupo de trabalhadores exerce um labor que exige total isenção, honradez e rigorosa lealdade às ordens proferidas pelos magistrados. Por isso, são reconhecidos como a longa manus dos juízes.

Neste Dia do Oficial de Justiça, gostaríamos de expressar enfaticamente, em nome do Poder Judiciário mineiro, nossas congratulações a esses servidores públicos. Reiteramos aqui o compromisso da Corte estadual mineira em continuar empreendendo esforços permanentes pela justa valorização dessa categoria profissional.

Parabéns aos Oficiais de Justiça!”

Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho,

Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

“Parabenizo a todos os oficiais de justiça do Estado pela data comemorativa e pela missão que cumprem, contribuindo para uma prestação jurisdicional cada vez mais célere e eficiente.

Quero agradecer a cada um dos oficiais de justiça avaliadores do Estado de Minas Gerais, em especial, pelo comprometimento que demonstraram, ao longo dos últimos anos, durante momentos que exigiram isolamento social, com suspensão de expediente, rotinas modificadas e trabalhos em home office, muitas vezes em meio às aulas virtuais de filhos pequenos, ou até mesmo diante do adoecimento e da perda de pessoas queridas, em função da pandemia de covid-19.

O compromisso, o trabalho e a dedicação que têm demonstrado, nestes tempos difíceis, permitiram que a prestação jurisdicional não fosse interrompida e que no Tribunal importantes avanços fossem empreendidos, em diversos campos.

Durante minha gestão, bem como na atual Administração do Presidente José Arthur Filho, somos sensíveis a todas as reivindicações, e temos nos debruçado sobre elas, na tentativa de equacionar variáveis para garantir direitos e melhorar condições de trabalho.

A todos os oficias de justiça, expresso o meu desejo de que mantenham altivo o sentimento de orgulho de trabalhar no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, de que continuem contribuindo para impulsionarmos a modernização do Judiciário mineiro e de que encontrem no TJMG, hoje e sempre, um espaço de solidariedade e autorrealização.

Agradeço, também, à diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais (Sindojus-MG), na figura do diretor-geral Eduardo Rocha Mendonça Freitas, que tem feito um trabalho competente à frente da entidade.”

Desembargador Gilson Soares Lemes,

Ex-presidente do TJMG e atual superintendente Jurídico Institucional.

O SINDOJUS/MG, por meio de sua diretoria, agradece ao atual Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e ao Ex-presidente do TJMG e atual Superintendente Jurídico Institucional, Desembargador Gilson Soares Lemes,  pelas homenagens devotadas a todos os Oficiais e Oficialas de Justiça do Estado na data comemorativa e pelo reconhecimento do cumprimento da missão atribuída.

União, Valorização e Luta!

Para o SINDOJUS/MG são muitas histórias de conquistas por meio da união e empenho por parte de todos ao longo dos anos de lutas. Contudo, ainda há muito em torno do que se batalhar para o alcance da devida valorização. Parabenizamos a todos pelo fundamental papel desenvolvido na sociedade e declaramos, mais uma vez, nosso apoio à categoria na busca de seu devido valor junto ao poder público e principalmente nas lutas diárias.

Ser forte não é ter ausência de fraquezas, mas sim ter a capacidade de superá-las a cada dia, com a consciência de que juntos conseguiremos. Enquanto houver união, sempre haverá esperança por um futuro melhor!

O Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais homenageia a todos os guerreiros e guerreiras pela comemorativa data e os(as) parabeniza pelo desempenho dessa honrosa atividade em prol da sociedade. Parabéns por sua coragem e força!

Valorize seu cargo! Unidos somos muito mais fortes.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #DiaDoOficialDeJustiça