Outubro Rosa, Saúde do OJA

OUTUBRO ROSA: SE CUIDAR É UMA LUTA DE TODAS – PREVINA-SE

terça-feira, 05/10/2021 09:00

A campanha internacional de conscientização para o controle do câncer de mama  o Outubro Rosa – é realizada a fim de ressaltar a importância da prevenção e da detecção precoce deste mal. Esta terrível doença, causada pela multiplicação desordenada de células da mama, o que gera células anormais que se multiplicam formando um tumor, vem causando perdas irreparáveis para inúmeras famílias ao longo da história e, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) – Ministério da Saúde – o número de novos casos será de 66.280, com 18.295 mortes, sendo 18.068 mulheres e 227 homens – se consolidando, pela primeira vez, como o tipo de câncer com maior tipo de ocorrências no mundo. Dessa forma, o SINDOJUS/MG soma esforços nesta luta para salvar vidas durante todo o mês de outubro.

No Brasil, por exemplo, o número de óbitos causados pelo câncer de mama continua em alta, especialmente pelo elevado número de diagnósticos tardios; isto é, quando o câncer já está em um estado mais avançado. Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Embora seja um problema recorrente durante todo o ano, o Outubro Rosa é de suma importância pois é realizada a disseminação de dados preventivos de forma massiva e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. Durante este mês, diversas entidades abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Segundo dados do INCA, quando ocorre uma alteração de alguns trechos das moléculas de DNA, é desenvolvida a multiplicação desordenada de células anormais da mama, o que ocasiona em um tumor maligno que ataca o tecido mamário. Entretanto, vale novamente ressaltar, na maioria dos casos, quando tratados corretamente e com antecedência, apresentam um bom prognóstico.

SINAIS E SINTOMAS

O câncer de mama pode ser detectado em sua fase iniciais, pelos seguintes sinais e sintomas:

– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;

– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

– Alterações no bico do peito (mamilo);

– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos;

– Presença de linfadenopatia axilar;

– Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos;

– Descarga papilar sanguinolenta unilateral;

– Lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos.

O médico deverá investigar esses sinais e sintomas para que seja avaliado o risco de se tratar de um câncer. Sempre se faz necessário frisar a importância da realização do autoexame em suas mamas, sempre que se sentirem confortáveis, pois é importante avaliar qualquer alteração mamária. Caso ocorra alguma alteração, é necessário procurar rapidamente o serviço de saúde para realizar o diagnostico.

PREVENÇÃO

A prevenção do câncer de mama é pautada no auto exame, na realização da mamografia a cada dois anos, especificamente em mulheres acima de 50 anos, e no desenvolvimento de hábitos saudáveis, pois cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, tais como:

– Praticar atividade física;
– Alimentar-se de forma saudável;
– Manter o peso corporal adequado;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Amamentar;
– Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Dessa forma, a inclusão desses hábitos o quanto antes na sua rotina trará benefícios consideráveis para sua vida, além de prevenir o câncer de mama, principalmente se você estiver com a idade na faixa de 50 anos ou mais.

TRATAMENTO

O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra (estadiamento) e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).

Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de a doença já possuir metástases (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.

Também vale lembrar da Lei 30 dias, publicada no Diário Oficial no dia 28 de abril de 2020, que determina que os exames necessários para a confirmação do diagnóstico de câncer aconteçam em até 30 dias no SUS.

A informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o câncer de mama. Sabendo disso, o SINDOJUS/MG é apoiador da campanha Outubro Rosa, para prevenir os casos é por meio da conscientização.

A luta contra o câncer de mama deve ser constante e intensa. Apoie essa causa!

Atenção: As informações existentes neste site pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal no Serviço de Saúde.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #VocêNãoEstáSó #OutubroRosa

Campanha de contribuição Sindical Voluntária – Sindicato Forte! Faça parte!

Participar das conversas em nossos grupos de whatsapp clique aqui.
Para receber mensagens em nossas listas de distribuição clique aqui.