Parcerias institucionais fortalecem a luta em defesa dos Oficiais de Justiça de Minas Gerais

quarta-feira, 01/08/2018 13:08

Na sua missão de garantir cada vez mais vitórias para os Oficiais de Justiça Avaliadores de Minas Gerais, o SINDOJUS/MG busca construir parcerias que irão de alguma forma fortalecer sua capacidade de articulação, pressão e influência sobre o poder público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG. São relações institucionais que trazem apoio para os pleitos da categoria, colocam o Sindicato em novos espaços de atuação e constroem conosco pautas e agendas unificadas de luta.

A Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil – Fesojus foi criada em dezembro de 2017 com a participação de 8 sindicatos estaduais de Oficiais de Justiça, dentre eles o SINDOJUS/MG, com o objetivo de ser um espaço de articulação da categoria nacionalmente, garantindo a representatividade de nossas demandas em Brasília. Desde a sua criação, o estado de Minas Gerais, que é o segundo maior em número de Oficiais de Justiça do país, tem vivido grandes oportunidades de compartilhamento de experiências e fortalecimento da categoria.

Em março de 2018, Belo Horizonte foi sede da Assembleia Geral Extraordinária da Fesojus, recebendo dirigentes de sindicatos de Oficiais de Justiça Avaliadores do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e São Paulo para debater estratégias conjuntas de atuação. Por meio da federação, o SINDOJUS/MG também esteve em Brasília no dia 08/05/18, quando realizou diversas visitas a gabinetes de parlamentares defendendo as pautas da categoria. Agora, em mais um exemplo da importância dessa parceria para os servidores, o SINDOJUS/MG está levando os Oficiais de Justiça mineiros para participar do I Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça – CONOJUS, realizado pela Fesojus em Vitória, no Espírito Santo, nos dias 2 e 3 de agosto.

Pensando no fortalecimento de nossa atuação junto ao TJMG, o SINDOJUS/MG também mantém relações institucionais com os demais sindicatos representativos dos servidores do Judiciário Mineiro: o Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância de Minas Gerais – SERJUSMIG; o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais – SINJUS-MG; e o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Minas Gerais – SINDSEMPMG. Com imenso espírito de companheirismo e combatividade, sempre que o acúmulo de forças se faz necessário, são realizados atos conjuntos, campanhas coletivas, intervenções na Assembleia Legislativa e reuniões de negociação com a Presidência do TJMG.

Em 2018, o SINDOJUS/MG, o SINJUS-MG e o SERJUSMIG uniram forças e estão realizando a Campanha Salarial Unificada, com uma pauta de reivindicações comum a todos os servidores. A pauta unificada, com demandas referentes aos eixos Salário, Carreira e Condições de Trabalho, foi discutida e aprovada por todas as categorias do Judiciário para ser apresentada à Presidência do TJMG. Da mesma forma, as mobilizações e articulações ocorridas esse ano pelos avanços na tramitação dos auxílios-saúde e transporte são outra grande demonstração da união entre as três entidades.

Às vésperas do primeiro jogo, no dia 04/08/18, não podemos nos esquecer também da Copa da Justiça de Futebol Society, importante momento de integração entre os servidores do Judiciário Mineiro e organizada por todos os sindicatos do TJMG coletivamente. Esse ano 223 servidores efetivos e comissionados participarão da disputa, que termina no dia 15/09/18.

Não deixe de acompanhar os canais de comunicação do SINDOJUS/MG para se manter informado das lutas e dos eventos realizados pelo Sindicato e seus parceiros. A sua participação é imprescindível para nossas vitórias.

#UnidosSomosMaisFortes!