FESOJUS, Profissão de risco

Profissão de risco: crimes violentos contra oficiais vítimas no mês de setembro

quinta-feira, 22/09/2022 14:00

Oficial de Justiça é baleado na cabeça e sofre morte cerebral

O Oficial de Justiça, Jorge Eduardo Lopes Borges, de 42 anos foi baleado em uma tentativa de homicídio em seu carro na Zona Norte do Recife. O crime aconteceu no dia 04/09/2022, quando um homem em motocicleta se aproximou do veículo do Oficial de Justiça, fez 5 disparos no vidro traseiro e fugiu. Jorge foi prontamente levado para o hospital e, em seguida, foi transferido para outro, devido à gravidade do ferimento na cabeça. Porém, ele não resistiu e perdeu a vida no dia 07/09/2022.

A cada ano as histórias se repetem. Esse não é um caso isolado. Seguiremos firmes e unidos na defesa do Oficialato de Justiça, buscando representatividade nos parlamentos. O Oficialato de Justiça clama por seguir seu ofício com mais proteção e segurança. Cumprimos mandados de prisão, medidas protetivas, ordens judiciais e somos obrigados(as) a encontrar pessoas acusadas de diversos tipos de crimes, entre muitas outras atividades de risco. A FESOJUS-BR, em conjunto com todos os Sindicatos dos Oficiais de Justiça do Brasil, não tem medido esforços para conquistar o direito ao porte de arma, entre outros pleitos, para proporcionar algum tipo de segurança. Presidente em exercício da FESOJUS-BR e Presidente do SINDOJUS-GO, Eleandro Alves Almeida.

O SINDOJUS-PE se reuniu no dia 06/09/2022, com representantes da Polícia Civil para cobrar das autoridades o máximo empenho nas investigações sobre o atentado. A PC informou que todos os esforços estão sendo empreendidos para o caso ser elucidado o mais breve possível. Em nota, o SINDOJUS-PE registrou esse triste momento, agradecendo “pelo competente trabalho em sua jornada e nossa irrestrita solidariedade à família, amigos e colegas do companheiro Jorge. O Sindicato segue à disposição para o que se fizer necessário e cobrando a ampla apuração das responsabilidades por este crime. Conclamamos ainda a todos para se somarem aos nossos esforços e dar um basta à violência!”

A FESOJUS-BR, em nome de sua diretoria e Oficialato de Justiça brasileiro, repudia a prática de ato tão criminoso e violento; apresenta sua solidariedade ao Oficial de Justiça Pernambucano; e destaca que está sempre unida em defesa de uma profissão mais segura.

Matéria completa em FESOJUS-BR.

OFICIALA DE JUSTIÇA É ASSALTADA A MÃO ARMADA

Na manhã de quinta-feira (15/09/22), a Oficiala de Justiça maranhense, que pediu para não ser identificada, foi vítima de assalto no exercício de suas funções.

A Oficiala, comprometida com suas demandas, empenhada a cumprir um mandado de intimação, encontrava-se na porta da residência do intimado, quando dois indivíduos aproximaram-se e, de forma extremamente violenta, deram voz de assalto. Enquanto um dos marginais esbravejava palavras do mais baixo calão e exigia que entregasse a chave da moto, o outro sacou uma arma da cintura e encostou na cabeça da vítima, e começou a dizer que iria matá-la, em um estado de extrema vulnerabilidade, a única saída foi se identificar para o assaltante. Que somente após a identificação o criminoso resolveu ir embora levando a motocicleta, a bolsa com vários cartões de crédito, uma quantia em dinheiro de R$ 300,00 reais, além do telefone celular e demais objetos pessoais.

A FESOJUS-BR está sempre atenta aos amigos e colegas de todo o Brasil e se solidariza com a Oficiala de Justiça do Maranhão sobre este repugnante fato. Que sejamos sempre unidos e fortes.

A Oficiala de Justiça, que relatou aos prantos o momento de terror vivido enquanto cumpria o seu ofício, está exposta à extrema falta de segurança na profissão. “Ainda estou muito abalada psicologicamente, estou enfrentando um sentimento de vulnerabilidade, insegurança e impotência”.

A diretoria do SINDOJUS-MA prestou solidariedade à Oficiala de Justiça. A entidade continuará a trabalhar para que seja reconhecido o Risco de Vida dos Oficiais e que medidas de proteção sejam adotadas pelo Poder Judiciário, de modo a estabelecer protocolos que ofereçam segurança aos Oficiais de Justiça no exercício da atividade.

Matéria completa em FESOJUS-BR.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte