Geral

Promoção Vertical

sexta-feira, 20/09/2013 19:56

DSCF2551

A reunião da manhã de hoje no TJMG: de camisas azuis, à direita, os representantes do SINDOJUS/MG

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (20), na Seplag do TJMG, com a participação do juiz auxiliar da Presidência Renato Jardim, equipe técnica do Tribunal e representantes dos sindicatos, foi discutida a promoção vertical 2012 dos servidores da Justiça estadual de 1ª e 2ª Instâncias. O SINDOJUS/MG esteve representado pelo presidente Wander da Costa Ribeiro e pelo colega José Humberto Soares Pena, oficial de justiça e delegado sindical na comarca de Grão Mogol.

A equipe técnica do Tribunal informou que serão oferecidas 70 vagas para o cargo de Oficial Judiciário, a serem disputadas pelas três especialidades: oficial de justiça avaliador, comissário da infância e da juventude e oficial judiciário.

Os critérios a serem adotados para o preenchimento das vagas, apresentados na reunião de hoje, bem como a planilha detalhada sobre os valores que serão consumidos do orçamento com as vagas a serem preenchidas, serão disponibilizados pelo Sindicato assim que os receber do TJMG.

Posição do SINDOJUS/MG

O SINDOJUS/MG sempre defendeu, e continua defendendo, o oferecimento de vagas para todos os oficiais de justiça que estiverem habilitados a se beneficiarem com a promoção vertical. Porém, o Tribunal de Justiça regride exatamente quando se esperava que fosse evoluir em relação a essa questão. O pior é que a tendência é essa situação piorar ainda mais no próximo ano, quando pelo menos 4.000 candidatos estarão habilitados. E aí, com um número de vagas cada vez menor, o que o Tribunal vai fazer?

O Sindicato sempre tem dito que o TJMG precisa melhorar e humanizar a sua administração, precisa ouvir mais e negociar mais seriamente com os sindicatos, procurar entender a realidade e as efetivas necessidades dos servidores. Há bandeiras antigas da categoria que suas sucessivas administrações conhecem, de cor e salteado, mas insistem em protelar a devida solução, em vez de resolvê-las com a urgência exigida.

Os oficiais de justiça, com salários defasados, continuam tirando do sustento de suas famílias para custear as despesas de transporte para o cumprimento dos mandados, quando se sabe que o salário é um direito alimentar do trabalhador e que os meios para realização do trabalho são uma obrigação do empregador – no caso, o Tribunal de Justiça.

Diante disso, o SINDOJUS/MG convida todos os oficiais de justiça a refletirem, discutirem entre os colegas e fazerem a seguinte indagação: será que estamos tendo nossos direitos respeitados pelo Tribunal? E que, ao fazerem essa reflexão, tenham a certeza de que, conforme mostra a história da classe trabalhadora, no Brasil e no mundo, somente se garante a manutenção de direitos, e novas conquistas, com União, Mobilização e, em último caso, Greve. O SINDOJUS/MG, como tem mostrado, está sempre ao lado da categoria que representa e de toda a classe trabalhadora. À luta, companheiros!