Requerimento de urgência do PLC 030/2007 começa a tramitar no plenário do Senado

quarta-feira, 11/07/2018 11:47

José Medeiros (Pode/MT) é o primeiro signatário do requerimento

O Plenário do Senado deve votar nos próximos dias requerimento de urgência para a análise do projeto que concede o porte de arma para a categoria dos Oficiais de Justiça e também para outros segmentos de servidores públicos que exercem atribuições de risco.

O projeto (PLC 30/2007) altera o art. 6º da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) e autoriza os Oficiais de Justiça e outras categorias a portarem armas de fogo, inclusive fora de serviço, em razão de exercerem atividade de risco. O projeto está em análise na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sob a relatoria do senador Hélio José (PROS-DF), mas poderá ser votado diretamente no Plenário se for aprovado o requerimento (RQS 407/2018) de urgência apresentado pelo Senador José Medeiros (PODE/MT). O requerimento foi lido nesta segunda-feira (09/07) e enviado para publicação. Depois de publicado entra automaticamente na pauta do plenário e é votado após a ordem do dia.

O Projeto de Lei da Câmara n.º 30, de 2007, tramita há 11 anos no Senado Federal e já foi realizada audiência pública na Comissão de Direitos Humanos para debater o assunto. Os oficiais de Justiça de todo o Brasil, através de suas entidades representativas, acompanham o debate e esperam a urgente aprovação e sanção do projeto para que possam cumprir com efetividade e segurança os mandados judiciais.

Os representantes dos oficiais de Justiça afirmam que cumprir mandados de prisão, reintegrações de posse, despejos, penhoras, buscas e apreensões, bem como de comunicações processuais, é atividade de risco e o porte de arma é essencial para assegurar o mínimo de segurança para a categoria.

Acompanhe aqui

o andamento do Requerimento 407, de 2018.Autoria: Senador José Medeiros (PODE/MT)Senador Valdir Raupp (MDB/RO)Senador Wilder Morais (DEM/GO)Senador João Capiberibe (PSB/AP)Senador Humberto Costa (PT/PE)Senador Garibaldi Alves Filho (MDB/RN)Senador Wellington Fagundes (PR/MT)Senador Rodrigues Palma (PR/MT)Senador Eduardo Braga (MDB/AM)Senador Magno Malta (PR/ES)Senadora Simone Tebet (MDB/MS)Senador Elmano Férrer (PODE/PI)Senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO)Senadora Ana Amélia (PP/RS)Senador Roberto Rocha (PSDB/MA)Senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA)Senador Otto Alencar (PSD/BA)Senador Lasier Martins (PSD/RS)Senador Ciro Nogueira (PP/PI)Senador Davi Alcolumbre (DEM/AP)Senador Paulo Paim (PT/RS)Senador Hélio José (PROS/DF)Senador Eduardo Amorim (PSDB/SE).

Fonte: InfoJus BRASIL

Terça-feira, 10 de julho de 2018
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.
InfoJus BRASIL – Publicado por