Coronavírus, Sudoeste

“SERVIÇO DEVE SER DE CASA EM CASA, MESMO COM A PANDEMIA” – IMPRENSA DA COMARCA DE ALFENAS DESTACA A ATUAÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DURANTE A PANDEMIA

quinta-feira, 08/04/2021 14:17

Marcado por diversas homenagens feitas à categoria, o mês de março, em que se comemorou o Dia Nacional do Oficial de Justiça, produziu importantes resultados de reconhecimento a posteriori.

A tradicional imprensa Alfenense, Jornal dos Lagos, publicou uma matéria com o Oficial de Justiça da comarca de Alfenas/MG, Everton Moreira Rocha. O texto destaca a importante atuação dos profissionais que atuam levando a Justiça aos cidadãos, mesmo em períodos de pandemia.

A veiculação deste material, evidenciando este incessante e imprescindível trabalho dos Oficiais, reforça a campanha e o clamor por valorização e pelo reconhecimento da importância dos serviços prestados pela categoria à sociedade.

Oficial de Justiça é profissão milenar e tem dia lembrado no mês de março

Muitos já devem ter visto o Oficial de Justiça em filmes ou recebendo a visita deles. Os profissionais tiveram o dia comemorado no final de março, dia 25; quando celebraram a importância da profissão para a sociedade.

Apenas em Minas Gerais, conforme o Tribunal de Justiça do Estado, são aproximadamente 2, 4 mil Oficiais de Justiça, dos 30 mil que existem no Brasil. Na Comarca de Alfenas há 12, e um deles, o Oficial de Justiça Avaliador Everton Moreira Rocha conta sobre a rotina do trabalho que desempenha há 17 anos.

Segundo ele, são muitas as atribuições do cargo. “O Oficial de Justiça é responsável por materializar as determinações dos Magistrados. Assim, os atos como penhora, o arresto, o sequestro, a busca e apreensão, cumprimento de alvará de soltura, intimações, citações, reintegração na posse, despejo, constatação, dentre outras inúmeras determinações Judiciais estão envolvidas na rotina”.

“É fato que na maioria das vezes, trazemos conosco, determinações contrárias aos interesses da parte”, explica o oficial que ainda cita frase do colega de trabalho: mas “não levamos a causa e sim a consequência”. “Ao contrário do que muitos sabem, levamos sim a boa notícia”.

E o trabalho deles começa cedo indo até ao anoitecer. Responsáveis por atender Alfenas e Serrania, cada Oficial de Justiça da Comarca de Alfenas realiza em média 150 diligências por semana. Rocha ainda cita as adversidades que ele e os colegas estão expostos: “Comuns são os acidentes de trânsito, pelo grande deslocamento no cumprimento dos mandados; adversidades climáticas; estradas rurais intransitáveis; falta de segurança em alguns bairros onde diligenciamos em meio a locais com alto índice de tráfico de drogas e crimes violentos e extrema exposição à pandemia do Covid-19”.

Conforme o Oficial de Justiça, como é preciso que façam contato com outras pessoas não puderam exercer a função de suas residências. “A justiça não para, e é por meio do árduo trabalho do Oficial de Justiça que se materializa. Com o surgimento da pandemia do Covid-19, nossa classe manteve sua rotina de trabalho, dando continuidade à prestação jurisdicional à sociedade”.

As atividades do Oficial de Justiça datam da época do Antigo Testamento e desde 2015 é celebrada no Brasil. Atualmente os cargos são ocupados através de concurso público, concorridos por candidatos graduados em Direito.

Everton Moreira Rocha, Oficial de Justiça Avaliador do Estado de Minas Gerais, Comarca de Alfenas.

O SINDOJUS/MG agradece ao Jornal dos Lagos pelo reconhecimento e divulgação da importância dessa fundamental categoria e, em especial, ao incansável batalhador, Everton Moreira, pelo empenho diário em levar a Justiça a todos e todas. O Sindicato jamais deixará de hastear a bandeira sobre a busca das condições ideais de trabalho, em benefício não só da categoria que representa, mas de toda a população mineira.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #VocêNãoEstáSó