Servidores cobram direitos ao TJMG no Ato Unificado

sexta-feira, 21/09/2018 09:04

Servidores do SINDOJUS/MG, SINJUS-MG e SERJUSMIG se uniram novamente durante o Ato Unificado no dia 19 de setembro de 2018, na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG. Com gritos de “Respeita Tribunal” foram cobradas negociações e cumprimento dos acordos combinados com a categoria como Data-Base, Auxílios – Saúde e Transporte, posse dos aprovados e realização de novos concursos, Promoção Vertical, além de questionar a PL do Paraquedas (Lei 23.099/18) que extinguiu 266 cargos efetivos da 1ª Instância e instituíram diversos cargos de comissão, feitos por indicações.

A manifestação não ficou somente na calçada. Os servidores entraram no prédio do Tribunal, promovendo uma grande mobilização no saguão da unidade com discursos dos três líderes dos Sindicatos, o Diretor Geral do SINDOJUS/MG, Emerson Mendes; o Coordenador-geral do SINJUS-MG, Wagner Ferreira; e a Presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini.

Confira as fotos do Ato

O Diretor Geral do SINDOSJUS/MG Emerson Mendes ressaltou como as dificuldades diárias dos Oficias de Justiça corroboram no aumento de riscos na saúde mental, inclusive tema da Campanha “Setembro Amarelo” no Brasil e no mundo:

“Além de não honrar os compromissos assumidos em relação aos nossos direitos, o Tribunal também está desrespeitando a nossa saúde. Eu tenho ficado estarrecido com a quantidade de pessoas que adoecem porque existe uma forte tendência em diminuir o número de servidores e aumentar a carga de trabalho. O assédio moral, as péssimas condições de trabalho, a falta de valorização e expectativas frustradas, tudo isso deixa a pessoa doente e contribui para que ela queira dar fim a sua vida. Não podemos admitir isso”.

Alguns de nossos filiados presentes declararam apoio ao movimento e pediram por mais mobilização do restante da Categoria:

“Achei muito importante nossa mobilização no TJMG hoje. Compareceram vários servidores, principalmente das comarcas das regiões metropolitanas de Belo Horizonte/MG, mas o ideal seria que conseguíssemos encher o local. Faço um apelo para mobilizar a categoria dos Oficiais de Justiça e dos demais servidores na luta pela Data-Base e os Auxílios – Saúde e Transporte. Sem união não conseguiremos demonstrar força, que é o que precisamos mostrar para o Tribunal e para os Deputados da Assembleia Legislativa.”
Elder Luís dos Santos Coutinho – Comarca de Betim

“Hoje, em 19 de setembro, o movimento realizado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, com a união dos três Sindicatos proporcionou uma mobilização discreta, mas necessária para o pleito dos nossos direitos que estão sendo desprezados pelo Tribunal, portanto gostaria de conclamar todos os colegas, principalmente os de Belo Horizonte/MG, para participar das mobilizações do Sindicato para que nossa Categoria seja mais respeitada pelo TJMG e para que possamos ter as nossas progressões e direitos reconhecidos.”
Daniel Matos – Comarca de Belo Horizonte

As situações discutidas no Ato não serão esquecidas até que sejam cumpridas pelo TJMG. Fique atento às novas mobilizações convocadas pelo Sindicato, é preciso de todo apoio para conquistar nossos direitos.

Veja o vídeo a partir do 07:00 minuto:

#UnidosSomosMaisFortes