Campanha

Setembro Amarelo – todos pela prevenção do suicídio

terça-feira, 03/09/2019 11:09

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização mundial sobre a prevenção do suicídio. Diversas instituições realizam, durante todo o mês, mobilizações que educam a população para identificarem sinais de alerta a fim de combater uma das causas de morte mais comuns do século XXI.

Segundo a ONG Centro de Valorização da Vida – CVV, mais 1 milhão de pessoas se matam todo ano no mundo. O número assusta aqueles que ainda não tem conhecimento sobre a importância de dialogar em sociedade sobre esse assunto.

No Brasil, o CVV oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia a quem está com pensamentos suicidas ou enfrenta outros problemas. Ligue 188.

A depressão e a ansiedade podem ser consideradas uma das principais doenças que levam ao suicídio. Tratando-se de um acontecimento complexo, os especialistas recomendam como principal forma de prevenção reconhecer os sinais de uma pessoa suicida. São eles:

Mudanças bruscas de comportamento;
Tristeza profunda;
Afastamento social;
Perda de prazer em atividades que anteriormente geravam prazer.

A saúde mental dos Oficiais de Justiça é um tema cada vez mais discutido dentro da categoria. A pressão de trabalhar em ambientes de risco, com prazos curtos para o cumprimento de mandados, tornam os OJA’s suscetíveis a adoecerem. Essa temática foi tratada em dois congressos realizados este ano com as palestras, “O impacto do trabalho na saúde do Oficial de Justiça” no Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça – II CONOJUS e “A reestruturação produtiva e os efeitos sobre a saúde no trabalho” no Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Federais – 12º CONOJAF.

Clique aqui e confira a Cartilha de Prevenção ao Suicídio realizada pela SESDEC do estado de Rondônia.

O Setembro Amarelo precisa de máxima disseminação para que a causa se torne cada vez mais conhecida. O SINDOJUS/MG convida toda categoria a conscientizarem seus familiares, amigos e as pessoas em sua volta sobre essa importante campanha.

Caso vivencie ou conheça alguém nessa situação, procure urgentemente um médico especialista.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #OJA #VocêNãoEstáSó #SetembroAmarelo

Campanha de contribuição Sindical Voluntária – Sindicato Forte! Faça parte!

Participar das conversas em nossos grupos de whatsapp clique aqui.
Para receber mensagens em nossas listas de distribuição clique aqui.