SINDOJUS/MG Social, tjmg

SINDOJUS/MG, TJMG E AÇÃO GIRAMOR ENTREGAM DOAÇÕES PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

sábado, 29/05/2021 09:04

⁠”É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” – Paulo Freire

Em um ato de esperança ativa, com muita alegria e satisfação, foi realizada a entrega dos cobertores para cerca de 25 entidades da capital mineira, que dão assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial, as que vivem em situação de rua, para realizarem a distribuição das doações. A entrega ocorreu na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte/MG, nesta sexta-feira (28/05/2021).

Essa nobre ação solidária foi possível graças à união do SINDOJUS/MG e o TJMG, por meio do Núcleo de Voluntariado, braço social da entidade, que lançaram uma campanha conjunta com a Ação Giramor – grupo voluntário que visa levar alegria e dignidade para pessoas em situação de rua por meio de doações.

Em decorrência da Covid-19, a condição precária das pessoas em situação de rua da capital mineira tem se agravado. Durante as frias madrugadas, no atual período de Outono e no próximo Inverno, além do aumento na exposição à Covid-19, o frio expõe as vidas dessas pessoas a um sério risco.

Com o intuito de minimizar esses sérios impactos, a ação solidária foi realizada.

Entrega dos cobertores

A ação contou com a participação do Diretor Geral do SINDOJUS/MG, Eduardo Rocha, e o Conselheiro Fiscal, Vinícius Carvalho, também voluntário da Ação Giramor, acompanhados da fundadora do Grupo, Bhárbara Cristina, pelo Presidente do TJMG, Desembargador Gilson Soares Lemes, pela Presidente do Núcleo de Voluntariado da entidade, Desembargadora Maria Luíza de Marilac, que realizam a entrega à Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG.

O resultado da campanha foi considerável. O TJMG, em cerca de 1 mês de campanha, acumulou impressionantes 2.000 cobertores. Foram entregues também três mil máscaras, confeccionadas pelos recuperandos das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) de Itabirito, Sete Lagoas e Passos. O SINDOJUS/MG, integrando a ação, em 5 dias de campanha, arrecadou 300 cobertores.

Ao comentar sobre a doação, o Diretor Geral do Sindicato, Eduardo Rocha, ressaltou que os Oficiais de Justiça trabalham nas ruas, quando observam que há uma grande quantidade de pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade. “Quando a Presidência nos chamou para ajudar nessa iniciativa, nossa adesão foi imediata. Juntamente com a ação Giramor, fizemos uma grande campanha e, em apenas cinco dias, arrecadamos 300 cobertores. Sempre apoiaremos campanhas como esta”.

O SINDOJUS/MG agradece ao oficialato mineiro por aderir e se empenhar com tanta proatividade nesta honrada campanha.

Na oportunidade, o Dr. Gilson Soares, realizou gentis e importantes considerações sobre a realidade vivida pelas pessoas em situação de rua, assim como destacou o posicionamento do Tribunal de Justiça perante essa realidade, “isso me traz muita satisfação, pois, além de um tribunal que julga causas e decide conflitos, também é preciso mostrar o seu valor na sociedade como um órgão que distribui justiça de outras formas, ou seja é um braço social no Tribunal de Justiça que, por meio do núcleo de voluntariado, busca atender a população mais carente do estado“. Em continuidade, “estes cobertores, com certeza, vão aquecer muitas pessoas que vivem sem um teto, sem condições mínimas para passar a noite. Então eu agradeço muito a todos aqueles que doaram, todos aqueles que se empenharam para que chegasse aqui a doação“.

TJMG

Como um símbolo de gratidão, o SINDOJUS/MG e a organização Giramor entregaram a bela camisa da instituição social ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Desembargador Gilson Soares Lemes, em visita de cortesia realizada nesta na quinta-feira (27/05/2021).

O Sindicato foi representado pelo Diretor Geral Eduardo Rocha e pelo Conselheiro Fiscal Vinícius Carvalho, também voluntário na organização social.

Agradecemos novamente ao Dr. Gilson Soares pela gentil recepção. Esta é uma união essencial para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Na oportunidade, o Presidente do TJMG destacou a importância da campanha, “que se apresenta como um braço social do Tribunal de Justiça mineiro; de entregar à sociedade não só julgamentos céleres e com eficiência mas, também, acolher aqueles que mais precisam”.

Nós, do SINDOJUS/MG, nos honramos em participar desse significativo ato com o TJMG e a Ação Giramor, com a intenção de levar alegria e dignidade para pessoas em situação de rua.

Palavra do Grupo Giramor

Bharbara Cristina – fundadora do Grupo Giramor