Geral

CNJ

quinta-feira, 18/03/2010 14:50

Tribunais discutem metas nacionais do Judiciário

Será encerrado nesta quinta-feira, dia 18, o 1º Workshop de Gestores das Metas de 2010, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, na Escola Superior da Magistratura, em Brasília (DF). Durante dois dias, representantes de tribunais de todo o País discutiram as principais estratégias e ações do Poder Judiciário Nacional para 2010.

O evento foi aberto ontem pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Gilmar Mendes. Ele falou que uma das estratégias do Judiciário é reduzir a zero o número de presos em delegacias, fazendo de 2010 o ano da Justiça Criminal. Segundo o ministro, o objetivo é mudar a realidade da justiça criminal do país enfrentando o problema de maneira séria de modo a melhorar o sistema prisional.

Outras ações previstas para este ano também foram discutidas no evento, que o ministro Gilmar Mendes fez questão de lembrar, são a necessidade de divulgar a relação das pessoas (física ou jurídica) que mais ações têm na Justiça e a criação de um centro de capacitação, sob a coordenação do CNJ, para os servidores e juízes do Judiciário.

Comunicação Social

Durante a abertura, O ministro Gilmar Mendes fez questão de ressaltar a importância das assessorias de comunicação dos tribunais “como uma ferramenta fundamental na concepção dos objetivos estratégicos do Judiciário, sem as quais não teríamos os êxitos obtidos, tanto no cumprimento das Metas, como na Semana Nacional de Conciliação, no Programa Começar de Novo e nos mutirões carcerários”.

Jornalistas e profissionais da área de comunicação participaram, nesta quarta-feira, dia 17, do Encontro de Assessores de Comunicação do Judiciário, que foi realizado concomitantemente com o 1º Workshop dos Gestores das Metas 2010, em Brasília. No encontro, os assessores obtiveram informações sobre dados preliminares da pesquisa “Gestão da Comunicação nos Tribunais” que está sendo feita pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça. Também foram discutidas as estratégias de divulgação das metas do Judicário para 2010.

FONTE: TRT da 3ª Região (Minas Gerais)