LUTAS

O SINDOJUS/MG engajou-se nas lutas pelo reajuste da Verba Indenizatória da Assistência Judiciária, inclusive mobilizando a categoria, com a realização de AGEs e manifestações em várias comarcas. Mobilizou-se, também, pelo pagamento do Adicional de Periculosidade, da Aposentadoria Especial, do Adicional Noturno e de Horas Extras; pela exigência do nível superior para ingresso no cargo, defendendo a aprovação de projetos na Assembleia Legislativa e no Senado Federal; pela equiparação da verba da Assistência Judiciária à Tabela D; pela isenção de ICMS e IPI na aquisição de veículos; pelo direito ao Porte de Arma. Extensa pauta de reivindicações que motivou a categoria, liderada pelo próprio SINDOJUS/MG, a realizar as históricas e memoráveis greves nos anos de 2009 e 2013, sendo a última, conjuntamente com os demais sindicatos do judiciário estadual mineiro, SINJUS e SERJUSMG. Defensor intransigente dos direitos dos Oficiais de Justiça Avaliadores mineiros, o SINDOJUS/MG se submete, sim, à via do diálogo, da negociação. Porém, jamais se curvará ou fugirá à luta ante qualquer ameaça aos legítimos interesses da categoria.

2002

SINDOJUS/MG foi fundado em 19 de outubro de 2002, por deliberação de Assembleia Geral Extraordinária convocada com essa finalidade. A AGE também aprovou o estatuto e elegeu a primeira diretoria do Sindicato, tendo como presidente Cláudio Martins de Abreu.

Cláudio Martins de Abreu foi reeleito presidente.

2006

Os passos seguintes foram as medidas jurídicas visando garantir a obtenção do registro da entidade. Foi uma longa caminhada, recheada de batalhas judiciais, diante dos recursos e ações impetrados pelo sindicato que anteriormente representava a categoria, para impedir que o SINDOJUS/MG se efetivasse. A disputa foi finalmente vencida em 2006, com a publicação do registro do SINDOJUS/MG no Ministério do Trabalho e Emprego, em 12 de julho, e a emissão de Certidão, pelo próprio MTE, em 1º de setembro, reconhecendo definitivamente o novo sindicato como o único e legítimo representante da categoria profissional dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais, com abrangência estadual e base territorial no Estado de Minas Gerais.

Concretizava-se, então, um anseio geral da categoria, insatisfeita com a falta de representatividade do sindicato ao qual era vinculada e convicta da natureza diferenciada da função que exerce, em relação aos demais segmentos profissionais da Justiça de Primeira e Segunda Instâncias do Estado de Minas Gerais.

2008

Novamente, em 9 de outubro de 2008, Cláudio Martins de Abreu é reeleito para mais um mandato de três anos.

2011

Em 2011, Wander da Costa Ribeiro foi eleito presidente, cujo mandato durou até o mês de dezembro de 2014. Em sua gestão e graças ao trabalho de toda a diretoria, o sindicato se expandiu e teve a sua primeira subsede na comarca de Uberlândia. Wander foi o último presidente da entidade, após a promulgação do Novo Estatuto do SINDOJUS/MG, que criou três cargos de Diretores-Gerais para o exercício da Diretoria Executiva, nos lugares dos extintos cargos de presidente e 1º e 2º vice-presidentes.

2015

Para o triênio 2015/2017, foram eleitos Igor Leandro Teixeira, Rafael Giardini de Oliveira e Jonathan Porto Galdino do Carmo, sendo este último posteriormente sucedido por Juarez Rogério de Oliveira.

2018

A atual diretoria colegiada do SINDOJUS/MG, que tomou posse no dia 10 de janeiro de 2018, é composta por membros da capital e do interior do Estado de Minas Gerais, representando, desta forma, a voz e os anseios do corpo do oficialato judicial mineiro. A Diretoria-Geral é composta por Emerson Mendes de Figueiredo, Marcos Vinícius do Vale e Valdir Batista da Silva.

Oficial de Justiça, venha fazer parte desta história! Filie-se ao SINDOJUS/MG!