Comunicação e mobilização no movimento sindical

terça-feira, 20/08/2013 17:16

DSCF0009

Foto: Generosa Gonçalves/Sitraemg

Palestra foi uma iniciativa do projeto Café Sindical

O jornalista da Assessoria de Comunicação do SINDOJUS/MG, Gil Carlos Dias, participou nessa segunda-feira (19), na sede do Sindireceita/MG, em Belo Horizonte, da palestra sobre “Comunicação e mobilização no movimento sindical”, proferida pela jornalista Raysa Sarmento, doutoranda e mestre em Ciência Política pela UFMG. A palestra foi uma iniciativa do Café Sindical, projeto de debates coordenado pelo Sindireceita/MG, Sitraemg e Sinasempu, e contou com a presença de profissionais de comunicação e dirigentes sindicais dessas três entidades e, ainda, do Sinjus/MG, Serjusmig, Sindieletro/MG e Sinffaz.

Na abertura do evento, Mari Lúcia Zonta, secretária de Comunicação e Informática do Sindireceita/MG, explicou que o objetivo inicial do Café Sindical era contribuir como formador político das lideranças sindicais e servidores. Porém, concluiu-se, ao longo do tempo, que havia grande dificuldade dos sindicatos em mobilizar suas bases e, principalmente, conquistar o apoio da sociedade às causas e lutas das categorias. Daí surgiu a ideia de promover um debate sobre comunicação e mobilização no movimento sindical, com a participação principalmente de dirigentes e profissionais do setor de comunicação das entidades, partindo da premissa de que “a área de comunicação é estratégica e decisiva para promover a mobilização das categorias e proporcionar maior visibilidade às ações dos sindicatos junto às suas próprias bases e junto à sociedade”.

A partir da exposição da jornalista Raysa Sarmento, foram discutidos e avaliados os gargalos da comunicação sindical com suas bases e a mídia, além das estratégias que possam ser adotadas nesse processo com o intuito não só de aguçar o interesse dos servidores, visando ao fortalecimento das lutas pela preservação de direitos e por novas conquistas, mas também de angariar o apoio e a simpatia da sociedade a essas lutas e inseri-los nas discussões sobre questões de interesse geral da população, como reforma tributária, sustentabilidade, lei da transparência e Convenção 151 da OIT, já debatidas em eventos anteriores do Café Sindical, e outros temas reforma política e democratização da comunicação, a fim de contribuir também para o processo de mudanças  ansiadas para o Brasil, como ficou demonstrado nas manifestações populares que vem ocorrendo no país desde junho deste ano .