Grito dos Excluídos/BH

segunda-feira, 22/07/2013 16:41

Tema do “Grito dos Excluídos” em 2013: “Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”

Articulações se iniciarão em seminário marcado para 3 de agosto

Realizado paralelamente ao desfile de 7 de setembro, o Grito dos Excluídos, que acontece por todo o país, reúne representantes de movimentos sociais e populares que saem às ruas para denunciar o modelo político e econômico e as desigualdades do país. Além disso, o Grito dos Excluídos em Belo Horizonte irá denunciar as demandas nos âmbitos municipal e estadual.

Este ano a expectativa é que o evento reúna ainda mais participantes mobilizados pelas grandes manifestações que tomaram conta do país e levaram milhares de pessoas às ruas por um Brasil melhor no último mês de junho.

Um seminário de preparação do evento será realizado no dia 3 de agosto. Na ocasião, serão realizadas duas mesas de discussão sobre “Juventude, Histórico e Contribuições sociais” e “Redução da Maioridade Penal”. Além disso, estão previstas oficinas e rodas de conversas sobre diversos temas, como educação, moradia e saúde, mas ainda não há local definido.

Segundo Laísa Silva Campos, da Pastoral da Juventude e uma das organizadoras do Grito dos Excluídos, o seminário reúne principalmente representantes das pastorais e paróquias da Igreja Católica e grupos organizados da sociedade, mas é aberto a toda população e qualquer pessoa interessada pode participar dos debates. Além disso, o evento é parte fundamental da construção do Grito.

“O Grito dos Excluídos é muito importante porque dialoga com a sociedade sobre as questões sociais e leva as pessoas para as ruas para mostrar o grito de quem é marginalizado e sofre com as desigualdades”, afirmou Laísa Silva Campos, da Pastoral da Juventude e uma das organizadoras do Grito em Belo Horizonte.

Fonte: Minas Livre