Geral

Manifestação Conjunta

quinta-feira, 27/05/2010 22:03

Sindicatos e servidores da Justiça protestam em ato realizado em frente ao Fórum Lafayette

Dezenas de servidores do Poder Judiciário estadual, de todos os cargos, da Primeira e Segunda Instâncias, participaram da manifestação realizada na manhã desta quinta-feira, 27 de maio, em frente ao Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. O ato – realizado propositadamente ao mesmo tempo em que ocorria, também no fórum, uma solenidade de posse de novos desembargadores e de instalação de novas câmaras do Tribunal de Justiça – foi mais uma das atividades do calendário de mobilização conjunta acertado pelo SINDOJUS/MG, SINJUS e SERJUSMIG visando manifestar toda a indignação dos servidores em relação à postura intransigente da administração do Tribunal, que insiste em desrespeitar direitos legítimos da categoria.

Animados por carro de som, usando faixas e apitos, gritando palavras de ordem e entoando músicas de protestos, os manifestantes reclamaram, com bastante veemência, da lentidão do Tribunal em relação a várias causas dos servidores, cobrando, entre outras coisas, o encaminhamento à Assembleia Legislativa de projeto de lei concedendo recomposição salarial de 10,14% para todos os servidores do Judiciário estadual e agilidade nas promoções verticais e pagamento do retroativo do Adicional de Desempenho. No caso específico dos oficiais de justiça, foi cobrada, principalmente, a regulamentação da equivalência salarial para os atuais ocupantes do cargo a partir da exigência da formação superior em Direito para ingresso no cargo. Além disso, foi destacada a baixa remuneração aos oficiais de justiça pelas despesas de condução no cumprimento das diligências da assistência judiciária, sobretudo nas zonas rurais.

A manifestação, com certeza, foi percebida e ouvida pelos desembargadores, juízes e convidados que participavam da solenidade de posse, e chamou a atenção de milhares de pessoas que transitavam pelas imediações do fórum Lafayette durante todo o período da manhã. E a união entre os três sindicatos em defesa de uma pauta comum de reivindicações para todos os servidores do Judiciário estadual, que configura uma tendência irreversível a partir de agora, foi bastante saudada pelos participantes.

Dentro do calendário de mobilização conjunta dos três sindicatos houve, ontem, reunião dos dirigentes das entidades com a administração do Tribunal, na parte da manhã, e trabalho de “corpo a corpo” dos sindicalistas e outros servidores junto aos desembargadores, durante a sessão da Corte Superior, no período da tarde.