PEC 555/2006
quinta-feira, 08/04/2010 15:40Instalada comissão que apreciará o fim da contribuição previdenciária dos inativos
Quatro anos depois de a proposição ter sido apresentada à Câmara dos Deputados, a Casa finalmente instalou, nesta quarta-feira (7), a comissão especial, de mérito, que vai elaborar parecer à PEC 555/06, do ex-deputado mineiro Carlos Mota, que extingue a cobrança da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas.
No ato de instalação do colegiado, foi eleito presidente dos trabalhos o deputado Marçal Filho (PMDB/RS), que por sua vez indicou como relator da matéria o deputado Luiz Alberto (PT/BA).
O colegiado volta a se reunir na próxima semana para concluir a composição da Mesa Diretora dos trabalhos e poderá votar requerimentos para realizar debates sobre o tema.
A pressão dos servidores presentes na comissão derrotou a estratégia da base do Governo, que desde a semana passada tentava não dar quorum no colegiado e assim não instalar a comissão.
O autor da PEC elogiou a atuação dos servidores e em especial a do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) que abraçou a causa dos servidores e atuou para que a Câmara criasse e instalasse a comissão.
A PEC 555 revoga o artigo 4º da Emenda Constitucional 41 para eliminar a cobrança de contribuição dos aposentados e pensionistas do serviço público.
Além de extinguir a contribuições dos inativos, a proposta determina ainda a retroação dos efeitos da revogação a 1º de janeiro de 2004.
Histórico
Apresentada em 22 de junho de 2006, a proposta havia sido arquivada com o encerramento da 52ª Legislatura. Mas em 20 de junho de 2007, por intermédio do requerimento 1.199/07, do deputado Arnaldo Faria de Sá, a matéria foi desarquivada.
Em 22 de agosto de 2007, Faria de Sá foi designado relator da matéria na Comissão de Constituição.
Fonte: Agência DIAP