Por preços justos de energia elétrica em Minas

segunda-feira, 04/03/2013 18:40

Audiência Pública nesta terça-feira, 5, debaterá revisão tarifária da Cemig

Conforme informações do Sindieletro-MG (Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) promoverá audiência publica nesta terça-feira, 5 de fevereiro, em Belo Horizonte, sobre a revisão tarifária da Cemig. O evento está marcado para as 14 horas, no Teatro Dom Silvério, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230, Bairro São Pedro.

O objetivo, explica o Sindieletro-MG, é debater a terceira Revisão Tarifária da Cemig, uma vez que a agência reguladora propõe 9,06% de reajuste para a tarifa residencial e 14,02% para a iluminação pública, enquanto, para as grandes indústrias, a proposta é de uma redução que pode chegar a até 40%. A própria Aneel, considerando os últimos cinco anos, admite que os custos com a distribuição de energia da Cemig sofreram uma redução de 9%. Somente com pessoal a queda foi de 1,5%.

O Sindieletro vai apresentar um estudo elaborado pelo Dieese sobre a qualidade do serviço prestado pela Cemig, sustentando que os dados da Aneel já indicam que 76% dos consumidores da Cemig estão ficando sem luz acima do tempo determinado pela agência. A meta da agência para o Dec (tempo médio sem energia) em 2012 foi de 12h59, mas a Cemig apresentou índice de 14h74. Para 2018, a meta da agência para a Cemig será de 10h55, sinalizando que a empresa terá que investir para melhorar significativamente seu desempenho.

“É fundamental a participação dos trabalhadores e da sociedade para garantir a inclusão de sugestões para a política tarifária de energia e para a inclusão de propostas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Cemig”, alerta o Sindieletro-MG.

O SINDOJUS/MG endossa a convocação do Sindieletro-MG e conclama também os oficiais de justiça avaliadores mineiros a comparecerem à audiência pública, para, juntos, defenderem os direitos da população a preços justos nas tarifas de energia elétrica.

É também fundamental que o povo mineiro fique bem atento à política extremamente privatista adotada pelo governo estadual. Por um lado, fomenta os investimentos da Cemig com recursos do tesouro do Estado; por outro, mostra pouco se lixar para a população, cobrando as mais altas tarifas de energia elétrica do país. O objetivo do governo, fica cada vez mais claro, é auferir lucros exorbitantes para seus acionistas. Essa política privatista se confirma ainda mais quando se vê a proposta de redução das tarifas para as residências e iluminação pública e de redução do percentual para a indústria. É o novo jeito mineiro de governar: o trabalhador financiando o capital.

Mais informações, entre em contato com a assessoria de imprensa do Sindieletro-MG, pelo telefone (31) 3238-5000 e 9249.0825.