Repensando a comunicação

sexta-feira, 17/06/2011 18:22

SINDOJUS/MG participa de debate sobre comunicação sindical e social

O jornalista do SINDOJUS/MG, Gil Carlos Dias, e o oficial de justiça Genésio Massao Yamanoi, ex-diretor de comunicação da Fojebra, participaram do II Fórum de Comunicação do Sindieletro/MG (Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais e dos Trabalhadores na Indústria de Gás Combustível do Estado de Minas Gerais), realizado na quarta-feira (15) e na quinta-feira (16), na sede da entidade. O evento reuniu dirigentes sindicais e dos movimentos sociais e profissionais da área de comunicação desses setores, que debateram os seguintes temas: “Política, poder e mídia. Objetivos da mídia no Brasil e em Minas Gerais”, “Redes sociais e interesse público” e “Os movimentos sindicais e sociais e a comunicação”.  Participaram como palestrantes o professor da Universidade de Brasília (UnB) e escritor Venício Lima, o cartunista do movimento sindical Nilson Azevedo, o coordenador de internet da Rede Brasil Atual, Ricardo Negrão, o professor de redes sociais da Uni-BH Salomão Terra, a blogueira e historiadora Conceição Oliveira e o coordenador do Fórum Social Sindical de Minas Gerais, Júlio César da Silva.

Os palestrantes ressaltaram a importância do uso de todas as ferramentas disponíveis na internet (redes sociais, sites de relacionamentos, blogs, e-mail etc.) na comunicação das entidades com a sua base e a sociedade, a fim de atingir um público cada vez mais amplo com informações corretas, “desconstruindo” os conteúdos produzidos e veiculados de forma manipulada pela chamada “grande mídia”. Ao longo do Fórum, palestrantes e debatedores condenaram a concentração dos meios de informação do país em basicamente quatro grandes grupos de comunicação, denunciando que isso é fruto de políticas obscuras e promíscuas de concessão de rádio e televisão e de destinação de verba pública de publicidade que, via de regra, só favorecem e enriquecem tais grupos e contribuem para a desinformação da população.

Os participantes do evento também defenderam a ideia de se estabelecer um intercâmbio de comunicação cada vez maior entre as entidades sindicais e sociais, para que se amplie uma ainda tímida rede alternativa aos grupos hegemônicos de informação.

Alguns bons sites noticiosos alternativos:

www.minaslivre.com.br

www.minassemcensura.com.br