Geral

Violência contra oficiais de justiça

quinta-feira, 24/10/2013 19:29

Caso também está sendo levado ao TJAL e Secretaria de Defesa alagoana

Na terça-feira, 22, o SINDOJUS/MG publicou, neste site (veja aqui), a notícia sobre o ato de intimidação cometido por traficantes de drogas contra um oficial de justiça que cumpria mandado no bairro do Mustange, em Maceió, capital de Alagoas. O oficial foi rendido por chefes do tráfico e expulso da localidade, sendo impedido de cumprir o mandado no local. O caso foi levado ao conhecimento do TJAL e, um dia depois, o oficial ameaçado foi chamado à Corregedoria Geral de Justiça daquele Estado, sendo recebido pelo corregedor geral, desembargador Alcides Gusmão.

“Fui abordado por alguns homens e tive um revólver apontado para a minha cabeça. Isso aconteceu no dia 15 deste mês, por volta das 16h, na Rua Delmiro Gouveia. Eles me revistaram e perguntaram o que eu queria ali, sendo que fui entregar o mandado, que era cível, a outra pessoa”, relatou o oficial ao corregedor, informando ao desembargador que havia registrado o ocorrido em boletim de ocorrência policial e comunicado ao sindicato da categoria. Além disso, sugeriu que a Secretaria de Estado da Defesa Social realizasse um mapeamento das áreas de risco, para que os oficiais não fiquem tão expostos ao irem cumprir os mandados.

Ao divulgar as informações sobre a reunião do oficial com o corregedor, a CGJ da Alagoas disse se solidarizar com o oficial de justiça e anunciou que irá “protocolar o caso na Secretaria de Estado da Defesa Social, pedindo providências às autoridades competentes, bem como remetê-lo ao pleno do Tribunal de Justiça”. A CGJ também informou que já realizou reuniões com representantes dos oficiais de justiça e da Polícia Militar de Alagoas para tentar viabilizar ações de segurança no cumprimento dos mandados judiciais, tais como o uso de coletes à prova de balas, principalmente em casos de reintegração de posse.

Com informações da Ascom/CCJ de AL