Sindojus/MG apresenta prestação de contas do exercício de 2015

segunda-feira, 04/07/2016 19:47

Componentes da mesa: Rafael Giardini de Oliveira (diretor geral); Igor Leandro Teixeira (diretor geral); Valdir Batista da Silva (diretor administrativo); Leonardo Mendes de Oliveira (diretor financeiro); Emerson Mendes de Figueiredo (Diretor Jurídico); Otacílio S. de Araújo Júnior (diretor de comunicação); Luiz Adalberto Alves dos Santos (Conselheiro Fiscal), Sebastião de Assis Vitorino (Conselheiro Fiscal) e Bruno Batista Aguiar (Advogado – Assessoria Jurídica).

Em Assembleia Geral Ordinária, que aconteceu em 02 de julho, no Royal Center Hotel, em Belo Horizonte, o conselheiro Sebastião de Assis Vitorino, juntamente com o diretor geral Igor Leandro Teixeira e o diretor financeiro, Leonardo Mendes de Oliveira, apresentaram aos filiados a prestação de contas referente o ano de 2015, conforme pauta do Edital de Convocação da Assembleia.

IMG_8316

Agradecendo a atenção de todos, Sebastião de Assis Vitorino destacou que o trabalho realizado é fruto não apenas da diretoria, mas de todos que caminham juntos em uma luta que não é fácil, destacando a atuação da atual diretoria. “Com dedicação e empenho eles estão realizando um trabalho brilhante”.

O diretor financeiro, Leonardo Mendes de Oliveira, Agradeceu a presença dos oficiais de justiça. destacando a mobilização da categoria, inclusive a participação on line. “Temos uma participação recorde, tanto nas redes sociais, quanto presencialmente”.

O diretor fez uma explanação sobre a movimentação financeira do Sindojus/MG em 2015: Todas as ações que foram realizadas condizem com as despesas realizadas em 2015. São todas criveis a um juízo ético e sem irregularidades”. Destacando que as demonstrações financeiras do Sindojus/MG de 2015 (Patrimonial e financeiro) estão realizadas sobre aspectos relevantes e éticos, o diretor financeiro opinou positivamente sobre o balancete anual”.

IMG_8285

O conselheiro fiscal, Sebastião de Assis Vitorino, fez a leitura de pontos importantes do demonstrativo financeiro, destacando que foi observado o controle entre receita e despesa. Dentre as despesas do ano anterior estão a reforma da sede do Sindojus/MG, investimento em

dispersões das diretorias em varias regiões, nos debates e visitas às comarcas em várias regiões do Estado. O conselheiro destacou que as visitas trouxeram resultados positivos ao Sindojus/MG. “Podemos hoje observar a grande participação de comarcas do Estado. Essas ações geram muitas despesas financeiras e dispêndio de tempo, pois temos comarcas em uma quantidade enorme de municípios”.

Sebastião Vitorino explicou que a contabilidade do sindicato se tornou mais precisa e enxuta. “Temos trabalhado conjuntamente com a contabilidade. O Conselho está sempre presente, acompanhando este trabalho”.

“A diretoria executiva criou critérios. O diferencial desta diretoria é tratar as despesas de maneira individual, sendo que cada diretor do sindicato tem suas despesas individuais”, acrescentou o conselheiro.IMG_8220

O diretor geral, Igor Leandro Teixeira, explicou que anteriormente as contas eram feitas em conjunto e havia dificuldade em identificar a origem dos gastos. “Fazendo de maneira individual é possível controlar e justificar os gastos. Isso significa uma “responsabilização dos diretores”.

Igor Teixeira informou aos filiados que para ter acesso às contas, basta entrar em contato com o Sindojus/MG. Detalhando as receitas e despesas do sindicato, explicou que a maior receita vem dos filiados: “Sem a contribuição dos filiados o sindicato não trabalha”. Exemplificou citando a realização das Assembleias Gerias. “Cada AGE tem custos como informática, transmissão online, viagem”. Este investimento proporciona a participação maciça dos nossos filiados nas Assembleias.

Sebastião Vitorino enfatizou a importância de adesão da categoria ao sindicato. “Quanto mais filiados temos, maior representatividade teremos e seremos mais fortes”.

Parecer

O parecer do Conselho Fiscal foi apresentado pelo conselheiro Sebastião Vitorino, conforme detalhado a seguir: “Os membros do Conselho Fiscal do Sindojus/MG examinaram o balanço patrimonial e demonstrativo e toda a documentação contábil de janeiro a dezembro de 2015. Após a análise, o Conselho chegou à conclusão de que tudo está de acordo e conforme o estatuto do Sindojus/MG e a legislação. Os membros do Conselho Fiscal aprovam as contas e as encaminham para esta assembleia geral recomendando a sua aprovação”.

A Assembleia aprovou as contas, conforme ata lavrada no local, sem questionamentos.

IMG_8425

No encerramento da AGO, Igor Teixeira agradeceu a participação de todos, colocando o Sindojus/MG à disposição para o esclarecimento de dúvidas.