APOIO DO SINDOJUS-MG À GREVE DOS SERVIDORES DA 2ª INSTÂNCIA: ESCLARECIMENTOS

quarta-feira, 21/12/2011 16:22

O Sindojus-MG comunica a todos os seus filiados, o que ocorreu na greve dos servidores da segunda instância, que contou com o total apoio do nosso sindicato.

Primeiramente, deve-se ressaltar que, dentre os direitos reivindicados por estes bravos guerreiros, encontravam-se os que há muito tempo pleiteávamos, a saber:

1 – implementação da data-base do ano de 2011, mais o valor retroativo, e a inclusão da data-base do ano de 2012, cortada do orçamento do próximo ano por parte da presidência do TJMG.

2 – inclusão do orçamento outrora previsto para o aumento escalonado, o qual foi cortado por parte da presidência do TJMG.

3 – imediato pagamento do adicional de periculosidade.

4– publicação do edital das promoções verticais em atraso. Não podemos olvidar que este ainda se deu de forma irregular, ainda sendo palco para duras batalhas.

5 – pagamento da URV em atraso.

Diante da iminente greve deflagrada, esta diretoria, devido à exigüidade de tempo para convocação da categoria, haja vista a previsão do tempo mínimo para a realização de uma AGE conforme o atual estatuto, não teve outra alternativa senão apoiar a greve dos referidos servidores, dirigida pelo SINJUS. Pois os direitos pleiteados eram comuns aos anseios da classe e, a integração intersindical era uma de nossas propostas na campanha eleitoral, para o fortalecimento e valorização dos servidores do Poder Judiciário Mineiro, no qual se incluem os Oficiais de Justiça. Inclusive a cooperação intersindical é permitida por lei e faz parte da democracia, como as contribuições dadas a FOJEBRA por parte da última diretoria, por exemplo.

Tivemos participação ativa nas mobilizações, conforme demonstram as notícias antes postadas em nosso site. Assim como todo e qualquer movimento sindical, tivemos que investir, inclusive financeiramente, para a implementação dos direitos garantidos por lei, os quais foram insistentemente desprezados por parte da presidência do TJMG.

Entramos em acordo com o SINJUS para ratearmos os gastos que teríamos em comum, tais como: as faixas e cartazes com os nomes dos dois sindicatos; a contratação de enfermeiros de plantão, bem como a ambulância e barracas para as 72h da greve de fome, que teria a participação do presidente do SINDOJUS; a contratação de carros-de-som, bem como as gravações de áudio, que foram propagadas nas manifestações; etiquetas, adesivos, panfletos e cartilhas com o apelo à GREVE; cartazes e faixas levados à Assembléia Legislativa de Minas Gerais, no intuito de serem aprovadas a re-inclusão no orçamento do próximo ano a data-base e o aumento escalonado, sendo que essa, devido à pressão política por parte destes dois sindicatos, agora será devida no plano plurianual, para se evitar a mesma novela que enfrentamos neste ano.

Enfim, não teríamos a implementação destes direitos se não fosse a PRESSÃO dos servidores da 2ª instância, coordenada pelo SINJUS e com o apoio do SINDOJUS-MG, por mais que digam o contrário e tentem convencer disto. Estivemos lá e vimos com nossos próprios olhos o que pretendia e o que pretende o TJMG. Ademais, se não tivéssemos lutado por melhoras, não se cumpriria a finalidade da existência sindical.

Agradecemos a todos Oficiais de Justiça que compareceram às mobilizações, em apoio ao SINJUS e ao SINDOJUS!

Estamos, juntamente com o SINJUS,  fortalecendo-nos e nos preparando para futuras batalhas, só que desta vez não mais sozinhos na luta.

Conquistamos, pelo menos desta vez, a implementação de vários direitos almejados e não desistiremos quando o assunto for VALORIZAÇÃO.

Nossa luta agora continuará com relação às diligências, aumento escalonado, nível superior, promoção vertical, pela valorização do oficialato mineiro, contra o assédio moral, além de outros direitos garantidos pela Constituição Federal e pela legislação.

OBS.: Brevemente postaremos os balancetes dos gastos da atual gestão e sua comparação aos gastos da última gestão (funcionários, contador, advogados, tv-a-cabo, bailes anteriores, valor das contribuições sindicais e seu repasse à categoria, entre outros), cumprindo-se assim o nosso lema: LUTA E TRANSPARÊNCIA. Informamos ainda que, o balanço da diretoria passada do mês de janeiro à outubro de 2011 já está na reta final, colocaremos-o à disposição dos filiados no fórum de discussões do nosso site, assim que concluído.

A diretoria do Sindojus-MG / UAI