11/07, quinta-feira: Dia Nacional de Greves e Paralisações

segunda-feira, 08/07/2013 16:50

Mobilização em Minas prevê ato público na Praça 7 e passeata pelas ruas de BH

Em reuniões realizadas no decorrer das últimas duas semanas, várias entidades (sindicais e dos movimentos sociais e estudantil), fecharam no último sábado, 6, a programação das atividades que irão realizar, em conjunto, na próxima quinta-feira (11 de julho), no Dia Nacional de Greves e Paralisações. Conforme decidido, todas as entidades envolvidas deverão convocar suas bases e a sociedade em geral para concentração na Praça 7, em Belo Horizonte, a partir das 10 horas da manhã, onde haverá um grande ato público. Em seguida, os manifestantes sairão em passeata e fazendo protestos em vários locais da cidade que simbolizam os poderes municipal, estadual, federal e legislativo, o setor energético e a grande mídia. Várias das categorias de trabalhadores que já estão em greve, como os profissionais das redes públicas estaduais de saúde e educação, se juntarão ao movimento para defender não só suas respectivas pautas de reivindicações, como também a variada pauta do Dia Nacional de Greves e Paralisações em Minas (Veja abaixo). O SINDOJUS/MG estará presente e conclama todos os oficiais de justiça avaliadores de Belo Horizonte e Região Metropolitana a também comparecerem.

O objetivo do Dia Nacional de Greves e Paralisações é amplificar o barulho das manifestações ocorridas em todo o país durante quase todo o mês de junho e ampliar o movimento popular, juntando a pujança e a espontaneidade da juventude com a organização dos movimentos sociais e a experiência das entidades representativas dos trabalhadores nesse movimento de avidez por um país mais justo, igualitário, político-administrativamente decente e mais respeitoso para com o seu povo.

Pauta de reivindicações do Dia Nacional de Greves e Paralisações em Minas:

– Fim das parcerias público-privadas (PPPs)
– Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução dos salários;
–  Fim do fator previdenciário;
–  Valorização das aposentadorias;
–  10% do PIB para a educação;
– 10% do orçamento da União para a saúde;
– Passe livre;
– Transporte público de qualidade;
– Contra o Projeto de Lei 4.330, que amplia a terceirização;
–  Reforma Agrária;
–  Fim dos leilões do petróleo;
– Reforma política e realização do plebiscito popular;
– Reforma urbana;
– Democratização dos meios de comunicação;
– Redução das tarifas de energia;
– Direitos humanos:
. Contra o genocídio da juventude negra e dos povos indígenas
. Contra a repressão e a criminalização das lutas e dos movimentos sociais;
. Contra a aprovação do Estatuto do Nascituro
. Pela punição dos torturadores da ditadura