Novembro Azul

NOVEMBRO AZUL: conheça os sintomas e saiba como prevenir o câncer de próstata

terça-feira, 10/11/2020 13:01

Você sabia que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil? A doença mata cerca de 15 mil pessoas a cada ano e, para 2020, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima 65.840 novos casos. Mas é possível prevenir a doença, que tem mais chances de tratamento quando diagnosticada precocemente. Por isso este mês é conhecido como Novembro Azul, campanha que visa conscientizar e incentivar a população a se consultar com o médico regularmente e realizar os exames necessários.

O SINDOJUS/MG se une à campanha para alertar a todos os Oficiais de Justiça sobre a importância da prevenção! O Novembro Azul acontece somente este mês, mas o cuidado com a saúde deve ser constante. Converse também com seus colegas, amigos e familiares, e ajude a proteger quem você ama.

Há alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver o câncer de próstata e que, no caminho da prevenção, devem ser observados. A idade, por exemplo, é um destes fatores, já que, no Brasil, a cada 10 homens com a doença, 9 têm mais de 55 anos. O histórico familiar (homens cujo pai ou irmão tiveram a doença antes dos 60), a obesidade e sobrepeso também aumentam o risco.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata é silencioso, por isso muitas pessoas não apresentam sintomas. Este é um dos principais motivos para se consultar o médico regularmente e realizar os exames clínicos indicados por ele, como o toque retal e o exame de sangue. Mas há alguns sintomas que podem indicar a presença da doença. São eles:

• – Dificuldade de urinar

• – Diminuição do jato de urina

• – Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

• – Sangue na urina

• – Demora em começar e terminar de urinar

A detecção precoce é uma boa estratégia para encontrar o tumor em fase inicial, possibilitando melhor resposta ao tratamento. Também é possível prevenir a doença mudando alguns hábitos, a começar pela alimentação. Alimentos que contém licopeno (substância responsável pela cor avermelhada presente em vegetais como tomate, melancia, rabanete, goiaba), por exemplo, ajudam a evitar o câncer e também auxiliam no tratamento, assim como as crucíferas: repolho, couve-flor e brócolis.

Isso ocorre porque o licopeno ajuda a neutralizar os radicais livres, agentes que provocam o envelhecimento celular, e as crucíferas possuem propriedades antineoplásicas, contribuindo para evitar ou inibir o crescimento e disseminação de tumores. Alimentos que têm vitamina C como acerola, goiaba, morango e laranja também favorecem a prevenção, já que fortalecem a imunidade.

Mas além da alimentação, adotar um estilo de vida mais saudável também ajuda a evitar o câncer e várias outras doenças. Veja alguns exemplos:

• – Praticar atividades físicas regularmente

• – Manter o peso corporal adequado

• – Não fumar

• – Reduzir o consumo de alimentos enlatados e industrializados

• – Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Lembramos que estas ações devem ser complementares aos exames e consultas de rotina. Não deixe a sua saúde de lado! E se este conteúdo foi útil para você, compartilhe e ajude outras pessoas a se informarem sobre o câncer de próstata. Juntos, somos mais fortes!

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #VocêNãoEstáSó #NovembroAzul

Campanha de contribuição Sindical Voluntária – Sindicato Forte! Faça parte!

Participar das conversas em nossos grupos de whatsapp clique aqui.
Para receber mensagens em nossas listas de distribuição clique aqui.