A IMPORTÂNCIA DO DELEGADO SINDICAL

Data: 14/03/2017

A IMPORTÂNCIA DO DELEGADO SINDICAL
Por Leonardo Mendes de Oliveira*

O Delegado Sindical é fundamental para incrementarmos nossa luta pelos direitos da categoria. É por meio do debate, promovido pelos Delegados Sindicais, que as manifestações da base são colocadas ao Sindicato de forma a serem discutidas e entendidas pela Diretoria. Além desse elo, o Delegado Sindical é o grande incentivador das lutas da categoria. Seu poder de mobilização junto à base é de suma importância no incentivo às ações.

É papel do Delegado Sindical na Comarca buscar sempre o diálogo e realizar a intermediação das demandas com o Sindicato, para solução de problemas afetos à categoria na Comarca. Sempre que possível, ele buscará o diálogo com a direção do foro local ou com os magistrados das Comarcas, reportando à direção do SINDOJUS/MG todo o ocorrido. Da mesma forma, o SINDOJUS/MG buscará ouvir, primeiramente, os Delegados Sindicais na busca de soluções para as demandas locais.

Mobilização

Os Delegados Sindicais, representantes locais do SINDOJUS/MG, tem o dever de buscar o fortalecimento da entidade, buscando novas filiações ao SINDOJUS/MG, ficando inclusive autorizadas visitas às Comarcas vizinhas, conforme deliberação no I Encontro de Delegados Sindicais do SINDOJUS/MG. Nestas visitas o Delegado Sindical deve apresentar o trabalho sindical e, principalmente, esclarecer sobre a importância de existir um sindicato representativo próprio dos interesses dos Oficiais de Justiça.

O SINDOJUS/MG realizará encontros periódicos com os Delegados Sindicais, no intuito de ouvir a representação da base, para definição de metas e ações do sindicato.

Importância

O Delegado Sindical exerce papel central no desenvolvimento da luta – esclarece, mobiliza, gera confiança, estimula a discussão e o conhecimento dos direitos e deveres.

Pode-se afirmar que o Delegado Sindical é o principal ELO entre o SINDOJUS/MG e demais filiados à entidade.

É cada vez mais importante estarmos sindicalizados, sindicalizar e termos uma rede cada vez maior de delegados sindicais.

*Diretor financeiro do Sindojus/MG