Água no chopp da festa tripla do PSDB

sexta-feira, 28/06/2013 20:15

Afinal, o Plano Real é do PSDB ou do PMDB?

Sempre como um convidado incômodo, o programa CQC, que é exibido pela TV Bandeirantes, invadiu a festa da semana passada (19 de junho) que marcou uma comemoração tripla para os tucanos: 25 anos do partido, 19 anos do Plano Real e 82 do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

De forma irreverente, o repórter Guga Noblat entrevistou vários convidados, incluindo os ministros do Supremo Gilmar Mendes e Ayres Britto (aposentado) e personalidades políticas do PSDB e de outros partidos. Foram vários assuntos abordados. O mais destacado, porém, foi “Mensalão Tucano”, nome que foi dado ao esquema de uso de dinheiro público, liderado pelo atual deputado federal Eduardo Azeredo, em campanhas políticas do PSDB e seus aliados, em 1998. Apesar do tema indesejado, o entrevistador conseguiu arrancar vários depoimentos e provocar sorrisos “amarelos”, sobretudo, do ministro Gilmar Mendes e do senador mineiro Aécio Neves. Já o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra foi surpreendido ao ser perguntado o que tinha a dizer sobre o fato de o seu partido atribuir-se a autoria do Plano Real, que foi criado durante o governo Itamar Franco, do PMDB.

O SINDOJUS/MG esclarece que é dever das entidades sindicais denunciar à sociedade os atos cometidos não não só pelo Poder Judiciário, mas também pelo Legislativo e pelo Executivo ou de quaisquer agentes públicos que desrespeitem os princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Confira aqui a entrevista e tire suas próprias conclusões.