CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA É APROVADA EM AGE

segunda-feira, 23/07/2018 13:42

Os Oficiais de Justiça Avaliadores de Minas Gerais aprovaram em Assembleia Geral Extraordinária por unanimidade a Campanha Salarial Unificada proposta pelas entidades sindicais (SINDOJUS/MG, SINJUS-MG, SERJUSMIG), no dia 21 de julho de 2018. Os 3 eixos propostos, SALÁRIO, CARREIRA e CONDIÇÕES DE TRABALHO e as principais reivindicações como frentes de batalha dos Sindicatos perante a nova Administração do TJMG foram apresentadas pelo Diretor Geral Emerson Mendes de Figueiredo e amplamente aceita tanto na votação presencial como online.

Durante o encontro, representaram o Sindicato os Diretores-gerais Emerson Mendes de Figueiredo, Marcos Vinicius do Vale e Valdir Batista da Silva; Eduardo Rocha Mendonça de Freitas, Diretor Administrativo; Jocilan Andrade dos Santos, Diretor de Comunicação; José Adélcio Ferreira, Diretor Suplente; Os Conselheiros Fiscais Fábio Ricardo Silva Gonçalves, Jackson Souza Amaral e Gismard Euzébio Gomide Guimarães.

VOTAÇÃO

A pauta de reinvindicações que foi aprovada pela maior dos servidores, tanto presencial quanto online, contemplou a seguinte pergunta: “Você aprova a pauta conjunta de reivindicações dos Sindicatos do Judiciário Mineiro apresentada pela Diretoria do SINDOJUS/MG, com o acréscimo da inclusão do Adicional Noturno para ser levada à apreciação e discussão junto ao TJMG?”.

DIÁLOGO

Entre os Oficiais de Justiça que participaram da AGE colaboraram, presencialmente e online, com exemplos em suas Comarcas no que tange esses três eixos. Os colegas tiveram tempo e tranquilidade para expor as suas opiniões de acordo com a realidade da categoria em sua comarca.

Pedro Gonçalves, de Contagem, fez considerações sobre a campanha e solicitou o acréscimo do pagamento do adicional noturno na Campanha Salarial dos Servidores.

Leonardo Mendes de Oliveira, de Alfenas, fez considerações sobre a segurança dos oficiais em diligências.

José Cláudio, de Contagem, relatou a situação da sua Comarca em que os oficiais têm novas atribuições impostas, em virtude do projeto piloto do JESP implantado nas Comarcas de Contagem e Betim. Ele solicitou a intervenção do Sindojus/MG sobre esta questão. Este pedido foi compatibilizado pelo Diretor Suplente José Adélcio, da Comarca de Betim.

Aldrin Melo da Mata, que acompanhou o encontro por meio da internet, afirma que em “Sete Lagoas já teve e ainda têm colegas oficiais tratando de síndrome do pânico, depressão e ansiedade, doenças causadas em virtude do nosso trabalho”.

O curto prazo de cumprimento de mandados aliado ao alto número de mandados expedidos exigências das metas exageradas corroboram para o alto nível de estresse do servidor. Nova Serrana é uma comarca onde os servidores estão saturados.

SITUAÇÃO FINANCEIRA

Com o término da contribuição sindical compulsória, correspondente à 40% da arrecadação, o sindicato enfrenta desafios para que a manutenção do atendimento ao filiados tenha a qualidade garantida bem como na estrutura sindical. Conforme afirma o Diretor-geral, Emerson, a atual diretoria tem reduzido cada vez mais os gastos em todos os setores e ainda convidou aos interessados, filiados, a conhecerem as contas pessoalmente, demonstrando serenidade e transparência.

Valdir Batista, Diretor-geral, comentou sobre os assuntos debatidos e se disse preocupado com a situação financeira do Sindicato;

Sebastião, servidor aposentado, discorreu sobre a situação do fim da compulsória, pois o sindicato deve aumentar a contrapartida para o aumento da contribuição mensal. Comentou também sobre o PJE que tende a diminuir a importância do Oficial de Justiça para o judiciário.

A participação de todos foi muito produtiva demonstrando o interesse de todos em promover a categoria cada vez mais. Com atitudes positivas como esta, o Sindicato, em nome da diretoria,  se sente honrando e agradece aos que puderam participar, utilizando o microfone e oferecendo sua opinião. Agradeço a presença de todos.

Para aqueles que tiveram dificuldade de assistir a Assembleia por meio da internet poderá acessar por meio da gravação da reunião na área restrita do site.

#UnidosSomosMaisFortes