Datas Especiais

CERIMÔNIA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DO SINDOJUS/MG (2021/2023)

sexta-feira, 08/01/2021 15:52

O Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Minas Gerais – SINDOJUS/MG – realizou no dia 08 de janeiro de 2021, a cerimônia de posse de sua nova Diretoria, eleita para o triênio 2021/2023, intitulada “UNIÃO, VALORIZAÇÃO E LUTA”. Devido às limitações impostas pela pandemia, causada pela Covid-19, a cerimônia de posse ocorreu na sede do Sindicato, com as devidas restrições referentes ao número de participantes e com todas as medidas protetivas para evitar a possível propagação do vírus. Compuseram a mesa diretiva os senhores Ronaldo Rodrigues Campos, anfitrião Presidente da Comissão Eleitoral; Valdir Batista da Silva, Diretor Geral (Triênio 2018/2020); Eduardo Rocha Mendonça de Freitas, Diretor Geral (Triênio 2021/2023); Jocilan Andrade dos Santos, Diretor Geral (Triênio 2021/2023); Gismard Euzébio Gomide Guimarães, Diretor Geral (Triênio 2021/2023); Marcelo Abeilard Albuquerque Lima Andrade, Diretor Administrativo (Triênio 2021/2023); Márcio Aurélio de Almeida Cordeiro, Diretor Financeiro (Triênio 2021/2023); José Adelcio Ferreira, Diretor Jurídico (Triênio 2021/2023); Jackson Souza Amaral, Suplente (Triênio 2021/2023); e Dr. Bruno Batista Aguiar, Advogado do SINDOJUS/MG.

Primeiramente, antes do início da reunião, todos os participantes da mesa diretiva, bem como os funcionários do SINDOJUS/MG, realizam os testes para Covid-19, sendo este o Sorológico – que ocorre com a coleta de sangue para avaliar os anticorpos IgG, que são os anticorpos produzidos em uma  fase mais tardia da infecção e geralmente são detectáveis a partir do 15º dia de sintomas e, IgM, os anticorpos que são produzidos na fase aguda da doença, que aparecem em torno do 5º ao 7º dia de infecção. Nos casos de resultados positivos ou de apresentação de sinais ou sintomas consistentes, é realizado o teste antígeno para identificar se há a infecção atual de Coronavírus, por meio da coleta de amostras no nariz, a nasofaringe. Felizmente, todos testaram negativo para Covid-19 e a cerimônia teve continuidade.

Abertura

O anfitrião do encontro e presidente da Comissão Eleitoral, Ronaldo Rodrigues Campos, abriu a solenidade. Ronaldo, inicialmente, prestigiou os participantes que estiveram presentes representando a chapa eleita e, sem seguida, passou a palavra para o Diretor Geral do Triênio 2018/2020, Valdir Batista da Silva.

Valdir Batista da Silva, Diretor Geral (Triênio 2018/2020)

O Diretor que assumiu a frente do Sindicato em um momento extremamente desafiador, bem como a responsabilidade de “passar o bastão” para a nova Diretoria, Valdir Batista, abriu a palavra abordando a sua história, recheada de lições e conhecimento, contando suas superações, sua carreira acadêmica, sua chegada ao Sindicato, os desafios enfrentados e seus aprendizados.

Ressaltando a importância de pensarmos nas próximas gerações e a união da Categoria, com muita sabedoria, o ex-Diretor externou os erros, acertos e aprendizados de toda a sua jornada nos 6 anos servindo ao Sindicato. Juntamente com o discurso, Valdir concedeu à próxima geração de Diretores um Relatório de Gestão produzido em conjunto com o Diretor Geral (Triênio 2018/2020), Marcos Vinícius do Vale e os funcionários do Sindicato, para embasar suas próximas ações com todo o histórico, dados, posicionamento, estratégias, previsões para os próximos anos, entre outras informações.

Em seguida, abordando a postura correta a ser tomada para o melhor diálogo com o TJMG e a ALMG, bem como a prudência com os desafios que os aguardam, principalmente no ano de 2022, Valdir definiu metas desafio para a próxima gestão e frisou:

“A função primordial do Sindicato é fazer Justiça juntos!” – Valdir Batista da Silva, Oficial de Justiça da Comarca de Contagem/MG.

Posse

Com a palavra sendo dirigida ao anfitrião, Ronaldo deu seguimento à solenidade desejando a todos muita saúde, principalmente devido ao período que estamos vivendo, citou as diversas perdas que tivemos na Categoria e expressou sua profunda admiração aos Diretores Sindicais – que abdicam de vários direitos em prol de um ideal.

Com os devidos agradecimentos aos demais integrantes da Comissão, sendo eles Bruno Augusto de Almeida Gomes; Cristóvão de Miranda Filho; Edmilson Silva Pereira; e Maicol Charles Silva de Souza, e à Diretoria do Triênio 2018/2020, Ronaldo desejou esperança para a próxima gestão fazer o Sindicato mais forte ainda e seguiu com o juramento.

Juramento

– Presidente da Comissão Eleitoral, Ronaldo Rodrigues Campos: Eu, em nome da COMISSÃO ELEITORAL DO SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS – SINDOJUS/MG, no uso das atribuições e prerrogativas contidas no caput do art. 48 c/c o inc. III, do art. 55, todos do Estatuto Social do SINDOJUS/MG, declaro aberta a solenidade de POSSE da nova Diretoria do SINDOJUS/MG para o triênio 2021/2023, a qual foi eleita com 334 votos, constituída pela chapa “UNIÃO, VALORIZAÇÃO E LUTA”.
Nos termos do § 5º do artigo 49 do Estatuto do SINDOJUS/MG, indago a todos os Diretores e Diretoras se vocês assumem o compromisso de honrar não apenas os cargos, mas todos os encargos decorrentes do mandato; cumprindo integralmente o mesmo, salvo por motivo de força maior; agindo sempre com dignidade e decoro; defendendo os interesses profissionais e direitos coletivos dos Oficiais de Justiça; promovendo a união e a integração social, cultural e desportiva; promovendo a conscientização e mobilização da categoria em torno das causas políticos-sindicais; buscando sempre o fortalecimento da entidade?
– Diretoria Triênio 2020/2023: Sim.
– Presidente da Comissão Eleitoral, Ronaldo Rodrigues CamposPor ter atendido todas as formalidades exigidas em Lei, declaro a Diretoria empossada e desejo sucesso a todos para seus trabalhos no triênio 2021 a 2023. Passo a palavra ao ilustre Diretor Geral Eduardo Rocha Mendonça de Freitas, que assumirá a presidência dessa solenidade.

Eduardo Rocha Mendonça de Freitas, Diretor Geral (Triênio 2021/2023)

Em seu primeiro pronunciamento, o novo Diretor Geral liberado, Eduardo Rocha Mendonça de Freitas, agradeceu o alto grau de comprometimento da antiga Diretoria, na qual possuía o cargo de Diretor Administrativo, em conjunto com os demais integrantes e colaboradores, que com apoio dos filiados, resultaram nas diversas conquistas e reconhecimento da categoria a nível Estadual e Nacional.

Em seguida, tendo em vista os diversos obstáculos como o fim da contribuição compulsória, que dificultou as atividades sindicais no país, o novo Diretor elogiou o adotado modelo de administração sindical colegiada e participativa, com transparência e dedicação, utilizado na última gestão e frisou que, mesmo em tempos sombrios, nos últimos anos, não foram medidos esforços para defender os filiados e para que as ações sindicais fossem eficientes, estando sempre na busca de atender da melhor forma os objetivos e anseios da Categoria.

Na oportunidade, Eduardo ressaltou uma grande conquista no âmbito Nacional, realizada em conjunto com as entidades Sindicais que compõem a FESOJUS-BR – a criação da Frente Parlamentar em defesa dos Oficiais de Justiça. A maior mobilização da história em defesa dos Oficiais de Justiça culminou nessa importante vitória, que só não teve seu lançamento concretizado devido à pandemia.

“Não há dúvida que administrativamente, nos dias de hoje, o SINDOJUS/MG está preparado para defender os Oficiais de Justiça. Como uma das referências nacionais em nossa Federação, sabemos que “A UNIÃO FAZ A FORÇA”, que uma voz solitária pode até não ser ouvida, mas quando as palavras são usadas na representação de muitos e da vontade coletiva, essa voz é, além de ouvida, respeitada por todos.
Por fim, contamos com o apoio de todos os Oficiais de Justiça mineiros para continuar na luta em defesa da categoria e por melhorias nas condições de trabalho.
UNIDOS SOMOS MAIS FORTES” – Eduardo Rocha Mendonça de Freitas, Diretor Geral do SINDOJUS/MG.

Homenagem

Após o seu pronunciamento, Eduardo Rocha, representando todos os demais Diretores, Conselho Fiscal e os demais integrantes do SINDOJUS/MG, homenageou o ex-Diretor, Valdir Batista, com uma placa memorial.

O Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais – SINDOJUS/MG, agradece sua dedicação e valiosa contribuição para o fortalecimento desta entidade e da Categoria dos Oficiais de Justiça do Estado de Minas Gerais!

Na ocasião adiantou que será criada, dentro das permissões do estatuto social da entidade, núcleos específicos de visitação e filiação junto às comarcas do estado, cuja participação do agraciado já se tem como garantida, visando a continuidade dos trabalhos interrompidos no ano passado.

Gismard Euzébio Gomide Guimarães, Diretor Geral (Triênio 2021/2023)

Em seu discurso, o atual Diretor Geral do Sindicato prestou seus agradecimentos aos ex-Diretores na pessoa do companheiro Valdir, bem como teceu especial homenagem aos Conselheiros Fiscais na pessoa do digno Conselheiro Jackson Souza Amaral, destacando a importância da pesada missão de fiscalização exercida por aquele colegiado. Em seguida, mencionando a especial predileção quando da escolha dos cactos que ornamentaram a mesa de honra, o Diretor Geral esclareceu que a vida sindical nos dias atuais se assemelha, em partes, com a planta.

“Os desafios a serem enfrentados se assemelham aos espinhos da planta que tolera as mais severas condições até alcançar a sua plenitude. Será através da perseverança, da união e dedicação que faremos florir durante nossa breve passagem na entidade sindical as vitórias almejadas pela categoria”. – Gismard Euzébio Gomide Guimarães, Diretor Geral do SINDOJUS/MG.

Posse e encerramento da sessão solene por Ronaldo

Foram empossados os seguintes membros da nova diretoria:

Diretoria-Executiva

Diretor-Geral: Eduardo Rocha Mendonça de Freitas (Juiz de Fora)
Diretor-Geral: Jocilan Andrade dos Santos (Santa Maria do Suaçuí)
Diretor-Geral: Gismard Euzébio Gomide Guimarães (Rio Piracicaba)

Conselho de Diretores

Diretor Administrativo: Marcelo Abeilard Albuquerque Lima Andrade Goulart (Viçosa)
Diretor Financeiro: Márcio Aurélio de Almeida Cordeiro (Santa Luzia)
Diretor Jurídico: José Adelcio Ferreira (Betim)
Diretor de Comunicação: Fábio Ricardo Silva Gonçalves (Uberaba)
Suplente: Jackson Souza Amaral (Manhuaçu)
Suplente: Elaine Mancilha Santos (Cambuquira)
Suplente: Andréa Fernandes de Almeida (Belo Horizonte)

Conselho Fiscal

Conselheiro Fiscal: Sebastião de Assis Vitorino (Uberlândia)
Conselheiro Fiscal: Mary Lane Furtado Saba (Belo Horizonte)
Conselheiro Fiscal: Vinícius Henrique Carvalho Araújo (Santa Luzia)
Suplente: Marcos Antônio Machado Ferreira (Uberlândia)

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #VocêNãoEstáSó

Campanha de contribuição Sindical Voluntária – Sindicato Forte! Faça parte!

Participar das conversas em nossos grupos de whatsapp clique aqui.
Para receber mensagens em nossas listas de distribuição clique aqui.