Conta de luz e mudança política

segunda-feira, 28/04/2014 20:42

Veja programação, que vai de 1º a 3 de maio

A partir de 1º de maio, será realizado em Belo Horizonte o 5º Encontro dos Movimentos Sociais de Minas Gerais, na Praça da Assembleia Legislativa. Os organizadores esperam receber 2 mil pessoas, para debater dois plebiscitos populares: o Plebiscito pela Redução da Conta de Luz, realizado em Minas em 2013, e o Plebiscito por uma Constituinte do Sistema Político, que está programado para setembro deste ano, em todo o Brasil.

O Encontro dos Movimentos Sociais é organizado por diversos sindicatos, grupos de jovens, pastorais e movimentos populares de Minas Gerais.

Conta de luz ainda na pauta

O primeiro encontro de movimentos sociais mineiros aconteceu em 2006, paralelo ao encontro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante o evento, foi realizado um protesto na sede da Cemig, contra as altas tarifas cobradas. Neste 5º Encontro, o assunto da conta de luz ainda está colocado. “Vamos fazer uma urna enorme, juntando os 600 mil votos do Plebiscito da Energia”, conta Carol Garcia, que foi secretária do plebiscito realizado no ano passado.

As mesas serão compostas por representantes de movimentos nacionais, como João Pedro Stedile, da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e Sônia Mara Maranho, do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).

Dia 01 de maio – quinta-feira

Manhã – Análise de Conjuntura Nacional e Estadual
. Beatriz Cerqueira / SindUTE / CUT MG
. João Pedro Stédile / MST / Via Campesina

Tarde – Balanço da luta pela redução da tarifa de energia e do ICMS
. Soniamara / MAB
. Jairo Nogueira / Sindieletro MG

Final da tarde – Reunião de mulheres

Noite – Cultural

Dia 02 de maio – sexta-feira

Manhã
– Audiência de entrega do resultado do Plebiscito Popular da Energia
– Conjuntura e a Luta pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político
. Ricardo Gebrim / Secretaria nacional plebiscito / Sindicato dos advogados

Tarde – Luta de Rua

Final da tarde – Reunião dos movimentos populares por frentes (Cultura, Comunicação, Sindicalistas, Campo, Reforma Urbana).

Noite – Cultural

Dia 03 de maio – sábado