Data base e Auxílios são aprovados por unanimidade na ALMG

terça-feira, 20/11/2018 16:00

Mais uma vez sindicatos e servidores se encontraram na sede da ALMG para acompanhar as duas votações, que aconteceram quase de forma concomitante na manhã do dia 20/11/18, os PLs 5181/2017 (que concede auxílios Saúde e Transporte) e 4873/2017 (que concede a revisão geral anual dos servidores do Judiciário mineiro, referente à Data-Base de 2017) foram aprovados por unanimidade na ALMG.

Data-Base

Pautado para às 10h no Plenário, mas votado no final da manhã, o PL 4873/2017 recebeu 45 votos favoráveis e agora segue para a Comissão de Redação, último passo antes de ir para a sanção do governador.

Auxílios

Já o PL 5181/2018 foi votado às 10h30 na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO). Ante a tribuna lotada de servidores, o relatório do deputado Ivair Nogueira, recomendando a aprovação da matéria em plenário, foi aprovado por unanimidade. Ele agora será encaminhado para votação em 1º turno do Plenário. Compete ao presidente da ALMG inseri-lo na pauta do plenário.

Tão logo terminaram as votações, os dirigentes sindicais do SINDOJUS/MG, SERJUSMIG e SINJUS voltaram a articular em favor de que o projeto da Data-Base siga urgentemente para a sanção do Governador e que o PL dos auxílios seja pautado se possível ainda esta semana no Plenário. Neste sentido, das galerias do próprio plenário os sindicalistas reivindicaram a urgência ao presidente da Casa, Adalclever Lopes (MDM), que presidia a sessão, o qual respondeu dizendo que cumprirá seu compromisso.

Os dirigentes também pediram o apoio do Deputado Rogério Correa, 1º Secretário da Mesa Diretora da ALMG e Membro da Mesa diretora, que assegurou que a matéria seria discutida com as lideranças da Casa. Por fim, ainda da ALMG, também acionaram o gabinete da presidência do TJMG, para que o presidente, Des. Nelson Missias, cumprindo seu compromisso de apoiar a tramitação urgente dos projetos na Casa Legislativa, reafirmasse esse posicionamento ao presidente da ALMG, Adalclever Lopes.

Imediatamente após a aprovação do PL 5181, o presidente do TJMG enviou aos Sindicatos cópia do ofício que remeteu ao presidente da ALMG, solicitando brevidade da Casa em pautar o projeto no Plenário.

Convocamos toda a categoria a entrar em contato com os deputados, cobrando-lhes presença nas sessões (o quórum mínimo é indispensável para que as reuniões sejam realizadas) e também a aprovação deste PL, uma vez que é de extrema importância sua aprovação e sanção ainda este ano, tendo em vista vir sendo negociado desde 2016 com a Administração do TJMG.

A expectativa para os próximos meses é a melhor possível. A Data-base foi aprovada e Adalclever Lopes, Presidente da ALMG, na última reunião nos assegurou que muito provavelmente será incorporada no próximo pagamento. Quanto aos Auxílios-Saúde e Transporte, como foi aprovado na CFFO, a nossa expectativa agora é de ir a plenário. O Presidente também garantiu que no depender do Tribunal de Justiça, os Auxílios serão votados ainda esse ano, até porque terminada as eleições de 2018 a legislatura e o Governo do Estado irão mudar, mas a nossa fé é que eles sejam aprovados e pagos o quanto antes. Conclamo a classe para continuar a participação. Tivemos um ano difícil, mas no final fomos corados por essa concessão por parte do TJMG, tudo com muito diálogo e com muita tranquilidade. Espero que nossa relação com o Tribunal continue sendo da mesma forma. José Adélcio – Diretor SINDOJUS/MG

A participação de todos é absolutamente necessária, Servidores.
Só a luta garante vitórias!

#UnidosSomosMaisFortes!

Deseja participar das conversas em nossos grupos de Whatsapp ou receber mensagens em nossas listas de distribuição, clique aqui.