Geral

Dias Toffoli será o novo Presidente do STF pelos próximos dois anos

terça-feira, 14/08/2018 12:18

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, foi eleito no dia 08/08/18 para presidir a Corte pelos próximos dois anos, durante o biênio 2018-2020. A votação para escolha do novo Presidente foi realizada de maneira simbólica, uma vez que já é tradição entre os ministros que o cargo seja ocupado por meio de rodízio entre os mesmos. Dias Toffoli era o próximo da lista por ser o ministro mais antigo que ainda não ocupou o cargo de Presidente do STF.

Graduado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), Toffoli é especialista em direito eleitoral e já atuou como advogado do PT. Ele trabalhou na Casa Civil da Presidência da República, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão em Curitiba.

Durante o discurso após ser escolhido para Presidente do STF, Toffoli afirmou que “A responsabilidade neste encargo é enorme, os desafios são gigantescos, mas, se por um lado, temos essa dificuldade, até pela gestão tranquila e firme que Vossa Excelência [ministra Cármen Lúcia] teve nestes dois anos tão difíceis pela nação brasileira, com tantas demandas chegando a este STF e ao Conselho Nacional de Justiça, por outro lado, é muito facilitado”.

A posse será realizada no dia 13/09/18. A Vice-Presidência do STF ficará a cargo do Ministro Luiz Fux.

Em nome do Tribunal, a atual presidente, ministra Cármen Lúcia, parabenizou os ministros Dias Toffoli e Luiz Fux e desejou aos colegas um período profícuo e mais calmo, “para que esta seja uma administração na qual se possa dar continuidade àquilo que é próprio do Tribunal, que é julgar e julgar bem, de maneira eficiente”.