frente parlamentar

Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça é lançada em Brasília e articulações são realizadas para reprodução da iniciativa também na ALMG

quinta-feira, 30/03/2023 16:59

Durante esta semana, intensas mobilizações foram realizadas em prol da defesa dos direitos e avanços relacionados à categoria dos Oficiais de Justiça na capital federal. O Diretor Geral do SINDOJUS/MG, Eduardo Rocha, participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça e reuniu-se com Deputados Federais, para debater temas pertinentes da categoria.

Lançamento da Frente Parlamentar

Foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça, que busca garantir melhores condições de trabalho e mais segurança para esses profissionais que são fundamentais para o cumprimento das decisões judiciais.

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça ocorreu na quarta-feira (29) na Câmara dos Deputados, em Brasília. Esta frente em defesa da categoria dos Oficiais de Justiça é composta por Deputados e Senadores de diversos partidos e tem como objetivo discutir e apresentar soluções para os principais desafios enfrentados pelos Oficiais de Justiça de todo o Brasil, como a segurança no exercício da profissão e a valorização do trabalho desses profissionais.

A criação da Frente Parlamentar é extremamente importante, pois permite que os interesses e demandas dos Oficiais de Justiça sejam debatidos e apresentados de forma mais organizada e estruturada aos órgãos públicos competentes. Dessa forma, é possível promover discussões, apresentar propostas e buscar soluções para os principais desafios enfrentados pela categoria, tanto no âmbito da segurança, quanto da valorização, da melhoria das condições de trabalho e da modernização dos processos judiciais.

Além disso, a Frente pode atuar como um importante canal de diálogo entre os Oficiais de Justiça e os órgãos públicos responsáveis pela gestão do Poder Judiciário, contribuindo para uma melhor compreensão das demandas da categoria e para a construção de soluções mais efetivas e adequadas às necessidades dos profissionais. De igual modo, fortalece o poder de atuação politica, como uma importante ferramenta de mobilização e engajamento da sociedade civil em torno das demandas da classe, sensibilizando a população sobre a importância do trabalho realizado pelos Oficiais de Justiça e buscando apoio para a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades sociais e a valorização funcional desse grupo profissional.

Por tudo isso, a criação da Frente Parlamentar em defesa dos Oficiais de Justiça representa uma importante conquista para a categoria, uma vez que permite que seus interesses sejam mais bem representados e defendidos junto às instâncias do poder público, contribuindo para a maior valorização e reconhecimento da substancial relevância do cargo para o funcionamento da justiça brasileira.

Reunião com Deputados

Além disso, foi cumprida uma importante agenda junto a representações legislativas federais e estaduais do Estado de Minas Gerais. O Diretor Geral do SINDOJUS/MG se reuniu com o Deputado Estadual Ricardo Campos e com o Deputado Federal Paulo Guedes. Durante os encontros, em clima altamente contributivo, foram discutidas importantes pautas dos Oficiais de Justiça em Brasília e na ALMG, além da defesa do serviço público mineiro.

A agenda com os Deputados do Estado de Minas Gerais ocorreu na quarta-feira (29), também em Brasília.

Na ocasião, os deputados foram solicitados a apoiar a Frente Parlamentar e a defender os interesses dos Oficiais de Justiça, assim como foram apresentadas algumas demandas dos Oficiais mineiros e discutidas possíveis soluções para os problemas enfrentados pela categoria.

Entre as principais demandas dos Oficiais de Justiça estão a segurança no trabalho, a melhoria das condições de trabalho, a valorização do serviço público e a criação de uma frente parlamentar em defesa dos Oficiais de Justiça também na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Criação da Frente Parlamentar na ALMG

A criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça na ALMG está em fase embrionária e é uma iniciativa que busca promover a proteção e valorização desses profissionais, que desempenham um papel fundamental como a longa manus da Justiça.

Os Oficiais de Justiça enfrentam diversos desafios em sua rotina de trabalho, como a falta de segurança, a sobrecarga de mandados, a incompatibilidade da carga horária regulamentar, a baixa remuneração e a falta de reconhecimento.

Nesse sentido, a criação desta Frente tem como objetivo discutir e propor soluções para esses problemas, além de sensibilizar os demais parlamentares e a sociedade em geral sobre a importância do trabalho dos Oficiais de Justiça para a efetivação da Justiça no estado de Minas Gerais.

A atuação da Frente Parlamentar pode resultar em melhorias primordiais para a categoria, como a aprovação de leis e outras iniciativas que garantam mais segurança e valorização aos Oficiais de Justiça, além de fomentar o diálogo entre a sociedade, os profissionais e as autoridades competentes para aperfeiçoar as políticas públicas relacionadas ao avanço da prestação jurisdicional.

Assim, a Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça na ALMG representa um importante projeto para garantir os direitos e melhorar as condições de trabalho do oficialato, contribuindo ainda mais para o avanço da nobre e respeitada justiça mineira.

Com essas iniciativas, a expectativa é de que haja um maior engajamento dos políticos e da sociedade em relação aos desafios enfrentados pelos Oficiais de Justiça. Também visa que tal mobilização reverbere em melhorias substanciais nas condições de trabalho desses profissionais, tão importantes para a prestação da justiça brasileira.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte