Geral

Hora de “Cruzar os Braços”

quarta-feira, 13/03/2013 20:23

Oficiais de justiça e demais servidores da Justiça estadual são chamados para o movimento paredista

Ato público conjunto realizado durante cerca de três horas na tarde desta quarta-feira, 13, na porta do Anexo II do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, marcou a primeira atividade de mobilização da GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO dos oficiais de justiça avaliadores e dos servidores da 2ª Instância iniciada hoje em todo o estado. Centenas de grevistas compareceram ao ato e, debaixo de um calor escaldante e munidos de apitos e narizes de palhaço, manifestaram toda a indignação dos servidores em relação à traição do presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, ao funcionalismo da Justiça estadual, por descumprir o acordo firmado com os três sindicatos – SINDOJUS/MG, SINJUS/MG e SERJUSMIG – em 17/09/2012, de que implementaria o reajuste escalonado até, no máximo, julho deste ano.

Durante o ato, foi encenada peça teatral retratando a falta de compromisso da administração do Poder Judiciário mineiro. Na trama, escrita pela jornalista Alessandra Rodrigues, da assessoria de comunicação do SINJUS/MG, a senhora “Justiça”, embalando o bebê “Escalonadinho”, queixa-se do “jogo de empurra” entre o “ex” e o atual marido para assumir responsabilidades pela criação do bebê. Quaisquer semelhanças com a história do reajuste escalonado são meras coincidências. Será?!?!?!

Para deixar ainda mais revoltados os manifestantes, foi divulgada a informação de que, depois do recuo no ano passado, diante da forte mobilização dos servidores, à época, e da péssima repercussão na mídia, a direção do TJMG decide novamente que irá pagar aos magistrados os valores do auxílio-alimentação retroativos ao ano de 2004. Pagará, também, os valores da Parcela Autônoma de Equivalência (PAE) retroativos (PASMEM!) ao ano de1990. “Isso é brincadeira, não?!”, ironizou o presidente do SINDOJUS/MG, dirigindo-se ao diretor do SINJUS/MG Wagner Ferreira, autor da notícia. “Pois é a pura verdade”, assegurou o interlocutor. Ao final, todos deram-se as mãos para cantar o Hino Nacional Brasileiro.

Revezando-se ao microfone, os vários discursantes chamaram a atenção dos colegas da participação maciça dos servidores na greve e da decisão pelo “sim” pela adesão também dos servidores da Primeira Instância ao movimento paredista, o que será discutido na AGE convocada pelo SERJUSMIG para o próximo sábado, 16.

Veja, a seguir fotos do ato público conjunto e de faixas afixadas pelo SINDOJUS/MG no Fórum Lafayette: