I ENCONTRO DE DELEGADOS DO SINDOJUS/MG foi um grande sucesso

segunda-feira, 06/02/2017 20:12

Com a alma sincera, a união é sincera!

A primeira edição do Encontro de Delegados, promovido pelo Sindojus/MG, em Belo Horizonte, no dia 04 de fevereiro, reuniu delegados representantes das mais diversas Comarcas do Estado. De acordo com o Diretor Geral do Sindojus/MG, Igor Leandro Teixeira, a reunião foi muito proveitosa. “Houve colaboração e interesse de todos os presentes. Foram discutidos temas relevantes e atuais, como a Jornada de Trabalho legal e outros que já estão em pauta há algum tempo, agora já com mais esclarecimentos, que serão levados pelos participantes aos Oficiais de Justiça das suas Comarcas”.

DSC_7821 (2)

Com a palavra da Diretoria, o Diretor Financeiro Leonardo Mendes, o Administrativo Valdir Batista da Silva, e o diretor Jurídico Emerson Mendes de Figueiredo; os quais fizeram uma análise das dezoito visitas feitas às várias regiões do Estado, com a escolha e indicação dos Delegados, e sua importância para o crescimento do Sindicato, e fortalecimento das lutas, com um resumo dos trabalhos realizados nos últimos dois anos, bem como as conquistas dos Oficiais de Justiça desde a criação do SINDOJUS/MG, em 2006 até onde nos encontramos.

DSC_7836

Outrossim, Leonardo Mendes fez um resumo dos principais projetos e bandeiras para 2017. Valdir firmou convicção de que sem o trabalho dos Delegados nas bases e nas Comarcas, bem como a coordenação de esforços com os demais Sindicatos da Justiça Estadual Mineira, será muito difícil conquistar pleitos comuns, e disse: “quem tem pressa e quer chegar rápido caminha sozinho, mas quem quer ir longe deve caminhar junto”. E disse por fim que o SINDOJUS/MG é uma ferramenta e uma conquista de todos os Oficiais de Justiça de Minas, da Capital aos distantes rincões do Estado: “onde houver um Oficial de Justiça mineiro o Sindicato tem que chegar”.

O Diretor Jurídico, Emerson Mendes de Figueiredo, fez uma avaliação dos trabalhos realizados pelo Departamento Jurídico do Sindicato, e de sua reestruturação, com atendimento diário na sede do SINDOJUS/MG; inclusive com a possibilidade/disponibilidade do Dr. Bruno visitar às Comarcas, se necessário.

DSC_7784 (3)

Dando abertura a um debate, foram feitas várias intervenções pelos(as) Oficiais(las) presentes, com os devidos esclarecimentos feitos pelo Igor e Dr. Bruno.

Por oportuno, foram relatadas as dificuldades enfrentadas nas Comarcas, com destaque para a interpretação feita por alguns Magistrados sobre a dinâmica de cumprimento dos mandados desde o advento do novo e atual Código de Processo Civil, de maneira especial a da Comarca de Caratinga-MG, e o sofrimento dos servidores Oficiais de Justiça lotados ali, uma vez que muitos mandados são baixados como não cumpridos, após realizadas várias diligencias. Conforme exposto pelo colega Edinilton Ferreira Lopes “O encontro de alto nível e esclarecedor. Caratinga vive hoje uma situação ímpar no Estado no que tange a exigência de infinitas diligências até se encontrar o destinatário para se ter o ressarcimento do deslocamento. Sindojus/MG de imediato adotou providências e estamos confiantes num desfecho a nosso favor”.

Durante o evento foi realizado um MANIFESTO (clique na palavra manifesto e leia o texto completo) em relação a gravidade do não atendimento das demandas e reivindicações feitas pelo Sindojus/MG, que vêm sendo realizadas desde 2014. O documento foi protocolizado junto ao TJMG sobre a disposição dos(as) Oficiais(las) de justiça de renunciarem às verbas indenizatórias dos mandados de feitos da Zona Rural amparados pela Justiça gratuita, devido à insuficiência das verbas, até que o Tribunal de Justiça ofereça os meios necessários para o devido cumprimento.

No ápice das discussões, sobre Jornada Legal de Trabalho, todos participam com suas sugestões e apreensões: Igor e Dr. Bruno procuram, didaticamente, responder e esclarecer os pontos mais críticos, em que aprofundou no histórico dos trabalhos, e nas demais fases a serem cumpridas para chegar no momento sonhado por todos: “busca de uma valorização efetiva da  categoria”, e para isso os presentes receberam da Diretoria do SINDOJUS/MG a nobre missão ou intimação de visitar os colegas das Comarcas que não se fizeram presentes, para que todos possam ser irmanados, filiados e unificados no movimento da jornada legal de trabalho, vez que foi consenso que só com a união de todos, ou do maior número de filiados haverá a conquista dos pleitos de valorização da categoria, tais como: Gratificação pela Jornada extraordinária, Nível superior, periculosidade justa e legal, e Diligencias dignas.

O sindicato informou que está sendo confeccionado um material de apoio aos delegados para que os mesmos estejam preparados iniciarem o trabalho juntos aos seus colegas de das comarcas vizinhas.

DSC_7905

De tudo ficou a certeza, de que a luta está apenas no começo e será hercúlea, mas com o Protagonismo dos(as) Delegados(as), Diretores e Filiados(as) do Sindojus/MG os esforços serão coroados com a vitória nos pleitos, principalmente, a Jornada legal de Trabalho. E para que isto ocorra, serão essenciais os trabalhos desenvolvidos pelos(as) Delegados(as) Sindicais nas Comarcas a serem visitadas. E as vozes dos participantes ecoam: “que Encontro inesquecível” !!! Parabéns a todos(as)! E aos(as) Delegados(as) sindicais, organizadores(as) e Parceiros, o nosso muito obrigado e até os próximos eventos.

O encontro foi muito elogiado pelos presentes, que se manifestaram nas redes sociais, destacando o empenho do Sindojus/MG, ao reunir seus delegados para definir os caminhos a serem tomados pela categoria, em 2017:

O Oficial de Justiça e Vereador em Juiz de Fora, Sr. Charlles Evangelista, parabenizou a todos que compareceram no encontro e em especial a direção do Sindojus/MG “que vem fazendo um trabalho de tirar o chapéu, desde o dia em que assumiram. Tenham certeza que este encontro fortaleceu a nossa classe e nos uniu ainda mais. Forte abraço a todos”.

O Sr. Eduardo Luiz Cezar, de Manga, manifestou, agradecimentos e gratidão pelo evento. “Muito organizado e produtivo. Conheci vários colegas e dividimos experiências. Parabéns aos organizadores e a todos os participantes. Juntos chegaremos lá! #forçaehonra”

Para a Sra. Josiane Faúla, lotada na comarca de Peçanha, “Mais uma vez a diretoria do Sindojus/MG nos apresenta sua competência, dedicação e comprometimento com seus filiados, nos deixando cada vez mais seguros de que um resultado positivo só depende do engajamento de cada um de nós. Evento impecável! Saibamos valorizar o empenho daqueles que nos representam! Parabéns Sindojus/MG!”

OBSERVAÇÃO: PARA PEDIDO DE REEMBOLSO DOS CUSTOS RELATIVOS AO ENCONTRO, CLIQUE AQUI Pedido de reembolso.