Novo Estatuto do SINDOJUS/MG: veja a MINUTA a ser apresentada em AGE

sábado, 26/04/2014 07:10

ESTATUTO1

Após o encerramento de todos os prazos para manifestação sobre a minuta elaborada pela comissão eleitoral e análise das sugestões enviadas (CLIQUE AQUI e veja), a diretoria do SINDOJUS/MG deixa abaixo o link que direciona ao texto final que será apreciado pela AGE no dia 26/04/2014, para a deliberação da categoria sobre o Novo Estatuto do SINDOJUS/MG.

CLIQUE AQUI e veja o texto final que será levado para a apreciação da categoria!

Conforme foi estabelecido pela AGE do dia 09 de novembro de 2013, a deliberação será objetiva, onde a votação se dará apenas pela aprovação ou não da minuta final. Ou seja, não será permitido fazer sugestões de alteração ao texto final, devido ao largo período de envio de sugestões e análise destas (transcorrido quase um ano desde a primeira convocação do SINDOJUS/MG para tal finalidade). A AGE do dia 09/11/2013 ratificou a decisão da diretoria do SINDOJUS/MG, nomeando os membros responsáveis pela reforma, já que o atual estatuto se encontra muito defasado e com vários erros (ortográficos e estruturais, por exemplo). Foram realizadas várias reuniões entre os membros da comissão instituída, com ampla divulgação dos trabalhos, ao longo de mais de cinco meses de debates. O trabalho foi árduo, principalmente para os oficiais lotados no interior do estado e que fizeram parte da comissão, pois tiveram que percorrer longas distâncias para participarem das reuniões designadas. A diretoria do SINDOJUS/MG agiu da forma mais democrática possível ao permitir que qualquer filiado se inscrevesse. É o que se viu, na prática, pois figuraram como participantes da comissão alguns membros da antiga diretoria do sindicato, os quais tiveram a oportunidade de se manifestarem, através de opiniões e votos.

O Novo Estatuto do SINDOJUS/MG, se aprovado pela categoria, trará inovações ao sindicalismo mineiro, dentre elas as eleições com votações eletrônicas e a obrigatoriedade das transmissões on line das assembleias gerais, com direito a votação de todos os participantes nesta modalidade.

Esperamos que a categoria tenha consciência da importância da aprovação do Novo Estatuto, pois irá permitir uma participação maior dos filiados lotados no interior do estado às questões sindicais, além de adequar as necessidades gerais da categoria como um todo.

Agradecemos a todos que participaram e puderam contribuir para a construção deste processo democrático! Foi a oportunidade de contribuir para a consolidação do Estado Democrático de Direito.

A diretoria do SINDOJUS/MG.