CONOJUS

OS DESAFIOS DA MULHER OFICIALA DE JUSTIÇA E O EMPODERAMENTO FEMININO SERÃO ABORDADOS NO III CONOJUS

terça-feira, 08/03/2022 16:45

Na data em que comemora-se o Dia Internacional das Mulheres, anunciamos os desafios da mulher Oficiala de Justiça, das dificuldades de acesso e de permanência no cargo, e o necessário empoderamento feminino como tema do III CONOJUS, que acontecerá entre os dias 24 e 25 de março, no hotel Ouro Minas em Belo Horizonte/MG.

As Oficialas de Justiça trabalham em campo fazendo valer as ordens judiciais, materializando-as por meio de intimações, citações, notificações, penhoras, buscas e apreensões, prisões, entre outras atribuições. Esse trabalho essencial à sociedade vem sendo feito incansavelmente por essas Servidoras, que colocam suas vidas em risco constantemente para levar a justiça aos cidadãos.

Entretanto, uma preocupação que está afligindo a categoria é o aumento de situações de risco durante o cumprimento de mandados. Recentemente, duas Oficialas de Justiça passaram por momento de tensão durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão realizado no bairro Camargos em Belo Horizonte. Segundo informações da colega Vivian Schmidt de Oliveira, durante o ato, houve uma tentativa de fuga e a Oficiala Maria Teresa Americano Brandão e a Sargento da Polícia Militar que as acompanhava quase foram atropeladas durante o ato. Além disso, ocorreram disparos de tiros na tentativa de deter o fugitivo. Clique aqui e veja o desfecho da história.

Esse é apenas um exemplo dos inúmeros riscos aos quais a categoria se expõe diariamente. Portanto, as Oficialas de Justiça, que estão nas ruas para concretizar as decisões judiciais, estão expostas a situações extremas, como atentados contra a vida, danos físicos e psicológicos, preconceito, assédio, entre outras.

PALESTRANTES DO III CONOJUS

Para palestrar sobre este importante tema, durante o mês das mulheres, o III CONOJUS contará com a presença de quatro respeitadas Oficialas de Justiça, que trarão à tona a realidade vivida por essas Servidoras: Ana Karmen Fontenele De Carvalho, Suplente SINDOJUS/CE e Oficiala de Justiça do Estado do Ceará; Dra. Asmaa AbduAllah Hendawy, Professora e Oficiala de Justiça; Elaine Mancilha Santos, Suplente SINDOJUS/MG e Oficiala de Justiça do Estado de Minas Gerais; Eline Cavalcante, Oficiala de Justiça Avaliadora Federal TRT 14 – Rondônia.

O III CONOJUS será o maior evento da categoria dos Oficiais de Justiça no Brasil. O congresso acontecerá no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte/MG, e reunirá Oficiais de Justiça de todo o país para debater sobre os desafios, avanços e outros temas pertinentes à categoria, a exemplo da valorização profissional, segurança e saúde no trabalho, entre outros.

Não deixe para depois. Clique aqui e faça sua inscrição no III CONOJUS.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #VocêNãoEstáSó #FaçaParteDoIIICONOJUS