Campanha, Outubro Rosa

OUTUBRO ROSA: Um toque que pode mudar vidas – previna-se

terça-feira, 06/10/2020 11:27

O Câncer de Mama é uma terrível doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, o que gera células anormais que se multiplicam formando um tumor. Esse mal vem causando perdas irreparáveis para inúmeras famílias ao longo da história e, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) – Ministério da Saúde – o número de novos casos será de 66.280, com 17.763 mortes, sendo 17.572 mulheres e 189 homens. Esse número assustador de vítimas reforça a importância da campanha Outubro Rosa – movimento popular realizado para marcar a luta contra o câncer de mama, ressaltar a importância da prevenção e da detecção precoce. Dessa forma, o SINDOJUS/MG, exercendo o seu papel de representante da Categoria dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais, se solidariza e presta apoio nessa luta para salvar vidas.

O mês de outubro é o mês que representa a prevenção e o combate ao câncer de mama no cenário mundial, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos servidos de diagnóstico e de tratamento; e contribuir para a redução da mortalidade. Essa ação tem salvado vidas desde sua criação nos Estados Unidos, com ações isoladas em cada Estado no mês referido, até que posteriormente, com sua aprovação no Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama, inspirando diversos países do mundo a seguir o exemplo – a primeira iniciativa vista no Brasil foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista em São Paulo no dia dia 02 de outubro de 2002.

Sinais e sintomas

Segundo o INCA, o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
– Alterações no bico do peito (mamilo);
– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

A atenção e vigilância a esses sinais é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres, feita de forma casual com a observação do seu próprio corpo e, caso esses sinais sejam identificados, procure os serviços de saúde para avaliação diagnóstica. Quando detectado em fases iniciais, a possibilidade de realizar tratamentos menos agressivos e com maiores taxas de sucesso consideravelmente maiores. Ressaltamos também a importância da realização do exame de rotina, para identificar qualquer sintoma maligno ao ser corpo antes dos sintomas, principalmente após os 50 anos de idade.

Fatores de risco

Além dos sinais citados acima, além do histórico familiar e da idade, a partir dos 50 anos, deve-se atentar aos outros fatores que podem favorecer o desenvolvimento do câncer:

– Excesso de peso;
– Má alimentação;
– Sedentarismo;
– Tabagismo;
– Consumo de bebida alcoólica.

Prevenção

Um fato importante a ser mencionado são as formas de prevenção, pois cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, tais como:

– Praticar atividade física;
– Alimentar-se de forma saudável;
– Manter o peso corporal adequado;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Amamentar;
– Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Dessa forma, a inclusão desses hábitos o quanto antes na sua rotina trará benefícios consideráveis para sua vida, além de prevenir o câncer de mama, principalmente se você estiver com a idade na faixa de 50 anos ou mais.

Tratamento
Com o avanço da medicina nas últimas décadas, hoje há mais conhecimento sobre as variadas formas de apresentação do câncer de mama, o que aumenta a chance de cura, principalmente se o diagnóstico for realizado no início da doença, pois o tratamento tem maior potencial curativo. O tratamento depende da fase em que a doença se encontra, do tipo do tumor e as condições da paciente, o que pode dividir o procedimento como tratamento local, envolvendo cirurgia e radioterapia, ou tratamento sistêmico, com quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Caso a doença já estiver sido espalhada a abordagem que será utilizada busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Também vale lembrar da Lei 30 dias, publicada no Diário Oficial no dia 28 de abril de 2020, que determina que os exames necessários para a confirmação do diagnóstico de câncer aconteçam em até 30 dias no SUS.

A informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o câncer de mama. Sabendo disso, o Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais -SINDOJUS/MG – é apoiador da campanha Outubro Rosa, para prevenir os casos é por meio da conscientização.

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #VocêNãoEstáSó #OutubroRosa