Geral

Peluso e Sarney

quarta-feira, 08/06/2011 16:36

Peluso e Sarney conversam sobre redução dos recursos judiciais

A proposta de emenda à constituição (PEC 15/2011) apresentada pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) que considera transitadas em julgado as ações examinadas em segunda instância, foi o principal tema da conversa entre os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, e do Senado Federal, José Sarney. Transitada em julgado significa que se esgotaram todas as instâncias de recurso para a ação. ou seja, ela está finalizada.

Depois do encontro, em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Peluso, acompanhado de sua esposa Lucia de Toledo Piza Peluso, defendeu a aprovação da proposta. Na CCJ, o ministro afirmou que a PEC “ataca frontalmente dois dos mais graves, se não os dois mais graves problemas do sistema judicial brasileiro: a lentidão dos processos e a impunidade.”

Com a aprovação da PEC, inspirada em proposta do presidente do Supremo, segundo o próprio senador Ferraço, acabaria o efeito suspensivo no caso de recurso ao STF ou ao STJ. Isso significa que as decisões de tribunais de segunda instância transitariam em julgado e teriam de ser cumpridas imediatamente após sua publicação.

A idéia de que as decisões judiciais se tornem definitivas após o pronunciamento em segunda instância vem sendo defendida por Peluso como um dos meios para tornar o Judiciário mais eficiente. Em seminário há três meses, Peluso propôs que os recursos ao STJ e STF só devem ser aceitos em casos excepcionais. Com base nessa tese, o senador capixaba elaborou o texto da PEC endossando as palavras do ministro:”O Brasil é o único país do mundo que tem, na verdade, quatro instâncias recursais”.

A proposta de mudança constitucional conta com o apoio do presidente Sarney: “Acho o projeto apresentado pelo senador Ricardo Ferraço muito objetivo. Ele ajuda a Justiça.”Sarney acredita que, por ser uma iniciativa do presidente do STF, a PEC”ganha peso, porque estamos juntos com o Supremo na elaboração do Pacto Republicano”.

Fonte: Jusbrasil