Geral

POSSE DA NOVA DIRETORIA DO SINDOJUS/MG

sexta-feira, 12/01/2018 18:01

O Sindicato dos Oficiais de Justiça de Minas Gerais (Sindojus/MG) realizou no dia 10 de janeiro de 2018, a cerimônia de posse de sua nova diretoria, eleita para o triênio 2018/2020, durante eleições, que elegeu a Chapa Integração. Durante a cerimônia de posse, na Associação Mineira do Ministério Público (AMMP). Compuseram a mesa diretiva os senhores Michel Morales da Silva, anfitrião Presidente da Comissão Eleitoral; Igor Leandro Teixeira, Diretor Geral (Triênio 2015/2017); Emerson Mendes de Figueiredo, Diretor Geral (Triênio 2018/2020); e os convidados de honra, o Desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, do TJMG; Eduardo Mendes de Figueiredo, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais; Charlles Evangelista, Vereador de Juiz de Fora/MG.

Abertura

O anfitrião da noite e presidente da Comissão Eleitoral, Michel Morales Silva, abriu a solenidade. Michel agradeceu o empenho dos demais integrantes da comissão, João Vitorino da Costa Filho, João Paulo Cerqueira de Oliveira, Ronaldo Rodrigues Campos, Mariana Letícia Nicolau. Na sequência, foi executado o Hino Nacional Brasileiro.

Presenças registradas

Prestigiaram a posse da nova diretoria os representantes do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (Sinjus/MG): o Diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Felipe Rodrigues e o Coordenador Geral, Wagner de Jesus. O Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância de Minas Gerais (Serjusmig), representado pelo 1º Vice Presidente, Rui Viana. Também estiveram presentes a Diretora Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Rosa Maria Serra e o Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Minas Gerais (Sitraemg), Carlos Humberto Rodrigues.

História do Sindicato

O Diretor-Geral, Valdir Batista da Silva, abriu os discursos da noite e discorreu sobre a história do sindicato. Valdir lembrou uma famosa frase do Papa Francisco que destaca o papel dos sindicatos: “não há uma boa sociedade sem um bom sindicato e não há um sindicato bom que não esteja dentro das periferias, com o objetivo de transformar o modelo econômico”. O Diretor também lembrou os momentos históricos vividos pelo Sindojus/MG, que completa 15 anos de lutas e conquistas para a categoria dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais.

 

 

Diretrizes: Missão Visão e valores

O novo Diretor-Geral, Marcos Vinícius do Vale, iniciou seu discurso apresentando ao público, de cerca de 90 pessoas, as diretrizes do sindicato: Missão, Visão e Valores da entidade sindical. Para ele, a indicação ao cargo foi uma honrosa e grata surpresa. “Tenho e assumo o compromisso com a minha categoria de fazer um trabalho dentro da ética e da moral”, disse.

 

 

 

 

Portas abertas

Em seguida, o Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Carlos Henrique Perpétuo Braga, em sua fala, elogiou a realização da cerimônia, cumprimentou os eleitos e homenageados, assim como os membros da antiga diretoria. “O diálogo, acima de tudo, tem sido franco, aberto e responsável, com a categoria e com o Estado de Minas Gerais. Um bom juiz precisa ser amigo do Oficial de Justiça”, declarou. De acordo com Perpétuo Braga as portas do TJMG continuam abertas. “Convido a todos, para juntos fazermos um judiciário forte”, concluiu.

 

 

Igor Leandro Teixeira, Diretor Geral (Triênio 2015/2017)

Já o Diretor Geral do Sindojus/MG (triênio 2015/2017), Igor Leandro Teixeira, disse que estava muito orgulhoso de ter feito parte da indicação de cada um dos nomes dos integrantes da nova gestão do sindicato. Igor destacou o trabalho realizado, de modernização da gestão, de reunião da categoria e apresentou os números que comprovam qualitativa e quantitativamente, todo o trabalho realizado: atendimentos, estudos para grupos de trabalho, orientações, intervenções, realização de assembleias, visitas às comarcas, movimentos de paralisação, luta por direitos e benefícios para a categoria, durante reuniões e encontros no TJMG e em Brasília, junto ao Governo Federal, com autoridades e políticos. “Além das conquistas consolidadas, conseguimos construir um patrimônio e contornar todos os problemas financeiros”, ressaltou.

Emerson Mendes, Diretor Geral (Triênio 2018/2020)

Em sua fala, o novo Diretor-Geral eleito, Emerson Mendes de Figueiredo, agradeceu a presença de amigos, da categoria, dos representantes de outros sindicatos e de autoridades, além de todo o trabalho realizado e o legado deixado pela gestão anterior. Emerson desenhou o cenário de desafios e expectativas que a nova gestão do Sindojus/MG tem pela frente e precisa enfrentar. “A luta será perene em todo o nosso mandato. Assumimos uma nova função: honrar e lutar pela categoria. Nosso esforço permanente será em renovar as condições de trabalho dos oficiais de Justiça.

 

 

Juramento

O Juramento foi proferido pelo atual Diretor Jurídico, Rogério Laguna, e, em uníssono, todos os colegas responderam positivamente sobre o compromisso da nova gestão.

“Você promete respeitar o Estatuto do Sindojus/MG e assumir o compromisso de honrar não apenas o cargo, mas todos os encargos dele decorrentes, cumprindo integralmente o mandato na forma da Lei? Sim, eu prometo.

Você promete agir sempre com dignidade e decoro, defender os interesses profissionais e direitos coletivos dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Minas Gerais, promover a união e a integração social, a conscientização e mobilização da categoria em torno das causas político-sindicais e buscar sempre o fortalecimento do Sindojus/MG? Sim, eu prometo.”

Homenagens

Em seguida teve início o momento de entrega das placas de homenagem a todos os integrantes diretoria antecessora (Triênio 2015/2017), Diretores gerais Igor Leandro Teixeira, Rafael Giadini de Oliveira e Juarez Rogério de Oliveira; Leonardo Mendes De Oliveira (Diretor Financeiro), Otacílio Solino de A. Junior (Diretor De Comunicação), Sebastião De Assis Vitorino (Conselheiro Fiscal), Luiz Adalberto Alves Dos Santos (Conselheiro Fiscal); e para os Oficiais de Justiça, representando toda a categoria, Andréa Fernandes De Almeida, da Comarca de Belo Horizonte; Cristiano Antônio Ferreira, da Comarca de Uberaba; Diego Denalvo Freitas Gomes, da Comarca de Janaúba; Eliane do Carmo do Nascimento, da Comarca De Betim; Gutemberg de Oliveira, da Comarca de Uberlândia; Jamir de Assis Castro, da Comarca De Ipatinga; Maria Lúcia Dantas de Avelar, da Comarca de Belo Horizonte. As homenagens foram realizadas por todos os colaboradores internos do Sindojus/MG.

   

        

Posse e encerramento da sessão solene por Michel Morales

Foram empossados os seguintes membros da nova diretoria: os diretores Gerais, Emerson Mendes de Figueiredo (Lavras), Marcos Vinícius do Vale (Congonhas), Valdir Batista da Silva (Contagem), o Diretor Administrativo, Eduardo Rocha Mendonça de Freitas (Juiz de Fora); o Diretor Financeiro, Márcio Aurélio de Almeida Cordeiro (Santa Luzia); o Diretor Jurídico, Rogério Laguna (Belo Horizonte); e o Diretor de Comunicação, Jocilan Andrade dos Santos (Santa Maria do Suaçuí). Os suplentes são os senhores Luiz Antônio Braga de Oliveira (Governador Valadares), José Adélcio Ferreira (Betim), Gabriel Fernandes de Araújo (Belo Horizonte); os conselheiros fiscais, Jackson Souza Amaral (Manhuaçu), Fábio Ricardo Silva Gonçalves (Uberaba) e Gismard Euzébio Gomide Guimarães (Rio Piracicaba); e a suplente do Conselho Fiscal, Mary Lane Furtado Saba (Belo Horizonte).